sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Isquemia Cerebral




 que é isquemia cerebral? 
Trata-se de um tipo de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A isquemia ocorre quando há uma interrupção ou deficiência da circulação de sangue por arteriosclerose - espessamento e endurecimento da parede arterial - ou por um coágulo proveniente do coração. 

Quais são os sintomas? 

Os sintomas da isquemia cerebral podem ser muito rápidos, demorando apenas alguns segundos a alguns minutos. Os sintomas também podem durar períodos mais longos de tempo. Se o cérebro ficar irreversivelmente danificado e ocorrer infarto, os sintomas ficarão constantes. Os sintomas da isquemia cerebral dependem de que parte do cérebro está sendo privada de sangue e oxigênio. 

Esses sintomas podem incluir 

cegueira em um olho,
fraqueza em uma perna ou um braço,
fraqueza em todo um lado do corpo,
tontura,
vertigem, 
visão dupla, 
fraqueza generalizada,
dificuldade em falar
e perda de coordenação (dificuldades nos movimentos do corpo como súbita perda da capacidade de falar ou diminuição da força de braços e pernas. “Os sintomas aparecem, de um momento para outro, instantaneamente”, explica Henrique Ferraz, neurologista membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). 

Quais são as conseqüências? 

Depende da região cerebral afetada. A doença pode paralisar um lado do corpo, prejudicar a fala ou afetar a visão. Esses efeitos serão temporários ou permanentes dependendo da recuperação, ou seja, quanto mais rápido a isquemia for eliminada, maior a chance de não ter sequelas. 

Como é o tratamento? 

É feito com remédios que dissolvem o coágulo ou diminuem a obstrução. Porém os medicamentos devem ser ingeridos, principalmente, nas primeiras três horas após o aparecimento do problema. “Passado esse tempo, a chance de melhorar diminui”, diz Ferraz. 

Como prevenir a doença? 

Controlando a pressão arterial, o diabetes e o aumento do colesterol no sangue. Também praticando atividades físicas, evitando a obesidade e, quem apresenta doença cardíaca, realizando o tratamento indicado por um médico.



Henrique Ferraz, neurologista membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). 
http://www.copacabanarunners.net/isquemia-cerebral.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário