segunda-feira, 7 de março de 2016

Viver A Vida



A vida tem sempre razão. História emocionantes de superação comoveram o público em Viver a Vida.

 Paloma Bernardi, Alinne Moraes, Adriana Birolli e Thigo Lacerda em Viver a Vida
A trama ambientada no Rio de Janeiro, contava a história de Helena (Taís Araújo), uma modelo famosa internacionalmente que deixou a carreira para se casar com o sedutor Marcos (Jose Mayer). O empresário, 20 anos  mais velho, havia acabado de se divorciar da ex-modelo Teresa (Lilia Cabral) com quem teve três filhos, Luciana (Aline Morais), Isabel (Adriana Birolli) e Mia (Paloma Bernardi). Após o casamento, Helena teve que lidar com o ódio de Teresa e a rivalidade com Luciana, também modelo em início de carreira e inexperiente. Para marcar sua despedida das passarelas, Helena desfilaria em Petra na Jordânia, na companhia da enteada, para quem conseguiu um trabalho no mesmo desfile. 

Surpresa do destino

Matheus Solanoi e Aline Morais
Já na Jordânia, Helena e Luciana conheceram Bruno (Thiago Lacerda) e Felipe (Rodrigo Hilbert), dois aventureiros. Luciana se encantou por Bruno, fotógrafo de turismo e esporte, que estava mais interessado em Helena. Depois de uma feia discussão, Helena se recusou a viajar no mesmo carro que a enteada e a obrigou a ir de ônibus com outras modelos. Durante a viagem, o ônibus capotou na estrada. Luciana, que estava sem cinto, ficou gravemente ferida, mais descobriu mais tarde, que havia ficado tetraplégica. Helena passou a se culpar pelo acidente enquanto Marco se distanciou dela e Teresa ainda demonstrava sua raiva pela nova esposa do ex-marido. Para piorar amodelo descobriu que estava grávida, mas acabou perdendo o bebê em seguida. A tragédia fez com que a filha de Marcos rompesse seu namoro com o arquiteto Jorge (Mateus Solano) e passasse a enfrenar a dores da sua recuperação sozinha.

Nova chance

Enquanto isso, Bruno e Felipe voltaram ao Brasil. O fotógrafo ainda apaixonado por Helena descobriu que Marcos é seu pai. Apesar da tentativa de se manter longe de Bruno, Helena acabou rendendo à paixão, já que o casamento com Marcos não ia bem e o empresário havia se envolvido com Dora (Giovanna Antonelli). luciana. por outro lado, sofria com sua nova condição, mas a disposição de seu médico, Miguel (Matheus Solano), irmão gêmeo de seu ex-namorado, lhe dava esperança. Os dois se aproximaram e a acabaram se apaixonado.

Emoções finais



Miguel e Luciana se casaram e tiveram filhos gêmeos. Marco reatou com Teresa e juntos, assistiram o desfile de moda que marcou a volta de Helena e Luciana às passarelas. Na platéia também estava Miguel com os gêmeos e Bruno com a filha que teve com Helena.

Com uma Helena jovem e negra, Viver a Vida reuniu tramas de conflito e reviravoltas.
Amor e determinação. Em final emocionante, Luciana supera a deficiência física e o preconceito, e encontra a felicidade nos braços de Miguel.  

Taís Araújo e José Mayer
Helena e Marcos vivem um romance tumultuado
O drama de mais de uma Helena de Manoel Carlos é mostrado em Viver a Vida. Dessa vez, a protagonista é Taís Araújo, modelo internacional que vê sua vida mudar quando conhece Marcos (José Mayer), empresário, 20 anos mais velho que ela e recém divorciado de Teresa (Lilia Cabral). Marcos conquista Helena e os dois se casam. Mas a relação de Helena e Luciana (Aline Moraes), uma das filhas de Marcos com Tereza é complicada. Enquanto a modelo tenta se aproximar da enteada, Luciana não perde a oportunidade de maltratá-la. Porém, graças a Helena, Luciana, que sonha com a carreira nas passarelas, é relacionada para fazer seu primeiro trabalho internacional. As duas viajam ao Oriente Médio, para um desfile em Petra, na Jordânia, que marcará a despedida de Helena nas passarelas.

Um acidente desastroso

Em Preta, Helena e Luciana conhecem Bruno (Thiago Lacerda) e Felipe (Rodrigo Hilbert), dois amigos que rodam o mundo em busca de novas experiências.
Thiago Lacerda e Taís Araíjo
Luciana se encanta por Bruno, que na verdade se interessa por Helena. As duas têm uma forte discussão no dia da viagem de volta ao Brasil. 
Aline Moraes
Luciana fica paraplégica após sofrer um acidente
Durante a noite, na estrada, o motorista do ônibus que leva as duas para o aeroporto perde a direção e o veículo capota. Luciana é jogada de um lado para o outro, bate com a cabeça e fratura uma vértebra. Hospitalizada, constata-se que a jovem modelo perdeu os movimentos de braços e pernas. Helena fica arrasada com a tragédia e passa a se culpar pelo ocorrido.

José Mayer, Lília Cabral e Aline Moraes
A modela contou com o apoio do pai, Marcos e da mãe, Teresa.
Após o acidente que deixou Luciana (Alline Moraes) tetraplégica, a vida de Helena (Taís Araújo) ficou bem difícil. Marcos (José Mayer) tornou-se frio e afastou-se dela, ao mesmo tempo em que o empresário se reaproximou da ex-mulher, Teresa (Lília Cabral), tentando dar um suporte maior à herdeira, que se revoltou por estar numa cadeira de rodas. Teresa, por sua vez, não conseguiu perdoar Helena, acreditando que a modelo fosse culpada pelo acidente que colocou sua filha naquela situação. A moça até se ajoelhou e pediu perdão à Teresa, mas chegou a levar um tapa na cara. Em meio a tanta confusão, Helena descobriu que estava grávida, mas nem conseguiu comemorar, diante da tragédia que se abateu sobre a família de seu marido. Com a gravidez, Marcos se reaproximou da mulher, mas Helena perdeu o bebê e a crise entre eles recomeçou.

Pedras no caminho

Num primeiro momento, Luciana se desesperou ao saber que estava tetraplégica, mas logo demonstrou toda sua coragem. Aos poucos, após sessões de fisioterapia, a jovem recuperou o movimento dos braços, aprendeu a comer sozinha, a movimentar a cadeira de rodas e até a escrever. A tragédia fez com que a modelo repensasse a vida, então ela decidiu romper o namoro com Jorge (Mateus Solano), com quem havia feito planos de casamento. Luciana percebeu que o namorado não era forte para lidar com tal situação, pois se assustou ao pensar na vida de casado ao lado de uma 'deficiente'. A mãe do rapaz, Ingrid (Natália do Vale), fez campanha contra e tentou afastar Jorge de Luciana, com medo de que ela não pudesse lhe dar netos.  

A descoberta de um filho

Taís Araújo e Thiago Lacerda
Helena terminou feliz ao lado de Bruno
A chegada de Bruno (Thiago Lacerda) ao Rio mudou o destino da protagonista. O aventureiro reencontrou Helena que, já separada de Marcos (José Mayer), começou a namorar o fotógrafo. Ele foi criado apenas pela mãe e descobriu ainda que era filho de Marcos. Ao saber do fato, Helena se afastou de Bruno. Marcos, que sempre quis ter um filho homem, fica surpreso com a revelação, mas pai e filho não se entendem, pois Bruno (Thiago Lacerda) carregava a mágoa de ter sido criado sem pai e por anos ter visto sua mãe sofrer. Helena não conseguiu esquecer Bruno e, por fim, quando a poeira baixou, os dois reataram o romance.

Ovelha negra

Aparecida Petrowki e Lica Oliveira
Sandrinha vive um amor bandido por Benê
Muito ligada à família, Helena (Taís Araújo) tenta ajudar a todos, mas sofre muito com as irresponsabilidades da irmã, Sandrinha (Aparecida Petrowki). A jovem é inconsequente e apaixonada por Benê (Marcello Melo), um marginal que tem várias passagens pela polícia. O tumultuado romance de Benê e Sandrinha não é bem visto pela família, muito menos pela mãe da moça, Edite (Lica Oliveira). A situação fica ainda mais complicada quando Sandrinha engravida. Depois do nascimento do filho, José, ela foge de Búzio para morar na favela ao lado do amado. Na comunidade, ela sofre com o envolvimento de Benê no crime e chega a ser ameaçada por bandidos que cobram uma suposta dívida do rapaz.

O verdadeiro amor

Matheus Solano e Aline Moraes
Cada vez mais Miguel (Mateus Solano) se colocou inteiramente disponível para Luciana, que era sua paciente. O moço chegou  ser afastado do tratamento da jovem por estar indo além da relação médico/paciente. Mas o amor falou mais alto e os dois começam a namorar. Miguel e Luciana se casaram nos últimos capítulos da trama, numa cerimônia romântica e emocionante. Os noivos viajaram em lua de mel para Paris e logo Luciana descobriu que estava grávida. Após uma passagem de tempo, deu à luz um casal de gêmeos.
Lília Cabral e José Mayer
No final da novela, Marcos (José Mayer) apareceu ao lado de Teresa (Lília Cabral), assistindo ao desfile de moda que marcou a volta de Helena (Taís Araújo) e Luciana (Aline Moraes, de cadeiras de roda), às passarela.

Mateus Solano
Miguel e um dos gêmeos que teve com Luciana
Na plateia ainda estava Miguel (Mateus Solano) com os filhos gêmeos, além de Bruno (Thiago Lacerda) com a herdeira que teve com Helena (Taís Araújo).



José Mayer e Taís Araújo
 O conflito de Marcos ( José Mayer)e Helena(Taís Araújo) foi perdendo espaço para outras tramas. No fim, eles não terminaram juntos
A paradisíaca cidade de Búzios, litoral fluminense, é o ponto de partida de Viver a Vida. Na novela de Manoel Carlos, exibida em 2009/2010, Helena (Taís Araújo) é uma modelo famosa internacionalmente, mas que decide abrir mão da carreira para se casar com Marcos (José Mayer), executivo de uma rede de hotéis que ela conhece no balneário.
Alinne Moraes
O problema é que Luciana (Alinne Moraes), a filha do amado, é contra a relação dos dois. A mimada também é modelo e ainda sofre com os problemas de sua mãe, Teresa (Lília Cabral), mulher amargurada que passa a ter raiva de Helena.

 Lília Cabral
As cenas de Teresa (Lília Cabral) ficavam mais emocionantes ao som de Tânia Mara

Bárbara Paz
 Bárbara (Bárbara Paz) usou toda a sua intensidade dramática para dar vida à sofrida Renata



Luciana (Alinne Moares)namora Jorge (Mateus Solano), jovem sério e responsável, ao contrário de seu irmão gêmeo, Miguel (Mateus Solano), que é alegre e divertido. Miguel é médico e ajuda a namorada, Renata (Bárbara Paz), que sofre com anorexia alcoólica.



Alinne Moares e  Taís Araújo
Luciana (Alinne Moraes) e Helena (Taís Araújo) fazem um desfile na Jordânia. Lá, elas conhecem os aventureiros Felipe (Rodrigo Hilbert) e Bruno (Thiago Lacerda), com quem Helena(Taís Araujo) tem um caso. Após uma discussão, Helena(Taís Araújo) decide viajar em outro carro, enquanto Luciana (Alinne Moraes) segue de ônibus. O motorista perde a direção do veículo, que capota. No acidente, Luciana (Alinne Moraes) fica tetraplégica e Helena (Taís Araújo) sente-se culpada.

Superação e esperança

Depois de uma depressão, Luciana (Alinne Moraes) inicia sua recuperação e, a cada dia, supera seus traumas.Miguel (Mateus Solano) ajuda a cunhada e eles acabam se apaixonando.

Mateus Solano
 Mateus tinha um dublê quando os gêmeos Jorge e Miguel estavam juntos em cena.
 Já Jorge se envolve com Ariane (Christine Fernandes), melhor amiga de Helena. Felipe conhece Renata (Bárbara Paz)  e o rapaz leva a moça para viver experiências únicas para afastá-la da bebida. E Helena(Taís Araújo) vê seu casamento esfriar com Marcos (José Mayer), principalmente, pelo jeito possessivo dele.

 Giovanna Antonelli e Klara Castanho
Dora e Rafaela só entraram o capítulo 18 e movimentaram a trama
O executivo começa a ter um caso com outra mulher: Dora (Giovanna Antonelli), moça que chega a Búzios com sua filha Rafaela (Klara Castanho). O que Dora não imagina é que ele é marido de Helena, a quem salvou de um afogamento.

Troca de casais

Dora (Giovanna Antonelli) vai trabalhar na casa de Helena (Taís Araújo) e Marcos (José Mayer), e o executivo leva um choque ao vê-la, ainda mais depois de descobrir que Dora (Giovanne Antonelli) está esperando um filho. Apesar de viver atormentado pela ideia de ser o possível pai da criança, Marcos (José Mayer) trai Helena (Taís Araújo)novamente com Dora (Giovanne Antonelli) e dentro de sua própria casa. Mas, pouco tempo depois, Dora (Giovanna Antonelli) e Rafaela (Klara Castanho) voltam para Búzios.
Klara Castanho, Giovanna Antonelli e Mario José Paz
O bebê de Dora (Giovanna Antonelli) nasce e, depois de um exame de DNA, fica comprovado que o pai da criança é Maradona (Mario José Paz), argentino que empregou Dora (Giovanna Antonelli) em seu restaurante. Maradona ( Mario José Paz) também registra Rafaela (Klara Castanho) como sua filha e os três vivem felizes em Búzios. 
Thiago Lacerda
O fotógrafo Bruno mexeu com a imaginação da mulherada pelo seu jeito sensual
Taís Araújo e Thiago Lacerda
 Helena (Taís Araújo) se separa de Marcos (José Mayer), mesmo não sabendo das puladas de cerca dele, e envolve-se com Bruno ( Thiago Lacerda), sem saber que ele é filho de Marcos ( José Mayer).

Alinne Moares e  Taís Araújo
Nos momentos finais, Luciana (Alinne Moraes) faz as pazes com Helena (Taís Araújo).

Bárbara Paz e Rodrigo Hilbert
Renata (Bárbara Paz) se trata de sua doença e vai morar com Felipe ( Rodrigo Hilbert).

Mateus Solano e Christine Fernandes
Jorge (Mateus Solano) casa com Ariane (Christine Fernandes).

Lília Cabral,  José Mayer e Jean Pierre Noher
Teresa (Lília Cabral) divide-se entre Marcos (José Mayer) e Jean-Marie (Jean Pierre Noher).

Mateus Solano e Alinne Moares
Já Luciana (Alinne Moraes) e Miguel (Mateus Solano) têm gêmeos.

O público torcia para o casal Miguel ( Mateus Solano) e Luciana (Alinne Moares), que emocionaram todo o Brasil por sua história de amor
Taís Araújo
Enquanto Helena  (Taís Araújo) dá a luz a uma menina!




 O leitor Nailton Magalhães
"Viver a Vida". Como esquecer a bela Taís Araújo como Helena? Ou o drama da Luciana (Alinne Moraes)? 

Por Thomaz Rocha

Publicado na revista Minha Novela
Edição de 11/09/2015  n/n 836
X-TUDO
Memória
Fotos: Thiago Pradp Neris/Rede Globo - Arquivo Pessoal - João Miguel Junior/Rede Globo - Renato Rocha Miranda/Rede Globo
notícias.bol.uol.com.br300x300Pesquisa por imagem - www.clicrbs.com.br 301x374 Pesquisa por imagem www.meionorte.com301x401Pesquisa por imagem-estra.globo.com.500x746 e 400x267Pesquisa por imagem

 Emissora: Rede Globo
Capítulos: 209
Exibição: de 14 de setembro de 2009 a 14 de maio de 2010
Horário: 21 h
Autor: Manoel Carlos

Curiosidade

Em viver a Vida, Mateus Solano, ainda um jovem e desconhecido ator, faz sua primeira novela. Ele ganha destaque e passa a ser conhecido do grande público ao encarar o desafio de viver os gêmeos Jorge e Miguel, que têm personalidades completamente opostas. "Eu tenho a grande vantagem de não ter o rosto conhecido. Se eu fosse famoso, seria 'O' Mateus Solano fazendo o Jorge e o Miguel. O fato de não me conhecerem é muito bacana, pois posso me encaixar em lacunas das pessoas", disse Mateus em uma entrevista naquela época. Os gêmeos foram um marco na carreira do ator.

A personagem de Taís Araújo foi a oitava Helena criada por Manoel Carlos em suas novelas, além da mais jovem e a única negra.

Aline Moraes batizou os filhos de sua personagem de Flávia e Manoel, em homenagem à jornalista Flávia Cintra, que inspirou a história de Luciana, e ao autor da novela.

Por Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 830 e 831
Vale a pena ler de novo
Fotos: Divulgação/Globo - capricho.abril.com.br

Texto:

Fernanda Rosa/Colaboradora

Publicado na revista Guia da TV
n/n 556
Replay de Emoções
Ano 2000
João Miguel Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário