terça-feira, 8 de março de 2016

Glória Menezes

Com mais de 50 anos de carreira, a atriz volta a atuar em Totalmente Demais


 Glória Menezes
Protagonista de dezenas de novelas, Glória Menezes nasceu em pelotas, no Rio Grande do Sul.Desde criança, sabia que seria artista, "Aos 15 anos  dava aulas de piano e aos 17 me casei com um primo distante. Não tive adolescência", conta Glória.A vida artística começou em São Paulo, para onde se mudou com a família. Na capital paulista, cursou a Escola de Artes Dramática da USP e montou um grupo de teatro.

Glória Menezes e Tarcísio Meira
 Não demorou muito para Glória fazer seu primeiro trabalho na TV, a primeira novela diária, 2-5499 Ocupado (1963). Na trama fez par romântico com Tarcísio Meira, com quem viria se casar. O casal, aliás, tornou-se ícone da TV brasileira. "Existe um respeito mútuo no trabalho de cada um e uma colaboração amiga, porque não existe amigo maior do que o Tarcísio. Eu me considero a melhor amiga dele também. Trocamos críticas construtivas para que estejamos sempre melhorando", analisa a atriz.

Sucesso na Globo

Glória Menezes
Lara, Diana e Márcia em Irmãos Coragem
Em 1969, junto com Tarcísio, fez seu primeiro trabalho na Globo. Em 1970, Glória chegou ao auge do sucesso interpretando três faces diferentes de uma mesma personagem em Irmãos Coragem (1970). Na trama de Janete Clair a atriz deu vida à Lara, Diana e Márcia.

Novas experiências

 Glória Menezes
Personagem complexa em O Grito
O sucesso começou a ser uma constante na vida da atriz. No ano de 1975, ela foi convidada para participar de O Grito (1975)."Foi uma grande experiência para mim, porque eu fazia uma mulher muito mais velha do que eu, uma ex-freira. Uma coisa que ficou muito marcada na minha cabeça", relembra.

Versatilidade em cena

Osmar Prado e Glória Menezes
Ana Preta, de Pai Herói, que fez muito sucesso.
Foi em 1979 que a atriz arrasou como a carismática Ana Preta na novela Pai Herói (1979). Dona de uma casa de samba, a personagem vivia um triângulo amoroso com André (Tony Ramos) e Carina (Elizabeth Savalla). "Ela era divertida. Quando chegava à noite, se arrumava e ia dançar. As mulheres na época passaram a copiar Ana Preta. Foi um sucesso! Ela era aquela mulher moderna, dona da sua vida", diverte-se.

Outros parceiros
Glória Menezes em Jogo da Vida em 1981

Na novela Jogo da Vida (1981) ela interpretou jordana, uma mulher alegre e extrovertida, boa mãe, amiga e dotada de excelente caráter, diz tudo o que lhe vem à cabeça. 

 Glória Menezes e Mario Gomes em Guerra dos Sexos
Em Guerra dos Sexos (1983) , ela interpretou uma personagem de temperamento forte, de origem humilde, que  enfrentou uma série de problemas para assumir o controle da fábrica de confecções do marido, a Ravello,  fornecedora de roupas esportivas, com exclusividade, para as lojas Charlô’s.

Marília Pêra e Glória Menezes
Em Brega e Chique ( 1987)ela deu vida à Rosemere da Silva, que se torna a melhor amiga de Rafaela Alvaray (Marília Pêra) sem saber que na verdade as duas são casadas com o mesmo homem.

A Extraterestre

Glória Menezes e Tarcísio Meira
Com o marido na série Tarcísio e Glória
Em mais um trabalho com o marido, Glória estrelou o seriado Tarcísio e Glória (19088), que foi exibido pela primeira vez em 1988. Escrito por Daniel Filho, o trabalho contou com a produção dos próprios protagonistas. A série baseava-se no confronto entre dois mundos. Enquanto Glória interpretava a extra-terrestre Ava Becker, Tarcísio vivia o empresário corrupto Bruno Lazzarini.

Emoção em cena

Glória Menezes, Tony Ramos e Regina Duarte
"Coisas de Laurinha", dizia o marido da personagem Laurinha Figueroa. Nos anos 90, Glória trabalhou mais uma vez com Silvio de Abreu. Em Rainha da Sucata (1990), viveu a socialite falida Laurinha Figueroa, uma vilã cômica.

Glória Menezes e Raul Cortez
Já em 2004, a atriz conquistou o público com a Baronesa de Bonsucesso, em Senhora do Destino (2004), personagem que sofria com o Mal de Alzheimer e emocionou o Brasil.

Uma socialite no pedaço


Glória Menezes em Louco Por Elas
Ela fascinou o público como a espevitada Violeta na série Louco Por Elas (2012)

Glória Menezes
A divertida Stelinha em Totalmente Demais
E agora, depois de ficar dois anos afastada das novelas, a atriz ganhou o papel de Stelinha em Totalmente Demais (2015). "Estou me readaptando à rotina das gravações, afinal já são quase dois anos sem gravar, mas é uma delícia. Estou descobrindo esse bom humor, essa sagacidade da personagem", comemora.

Na telinha

1963 - 2-5499 Ocupado
Emily
1970 - Irmãos Coragem
Maria de Lara/Diana/Márcia
1975 - O Grito
Marta
1979 -  Pai Herói
Ana Preta
1981 - Jogo da Vida
Jordana
1983 - Guerra dos Sexos
Roberta Carneiro Leone
1987 - Brega e Chique
Rosemere da Silva
1988 - Tarcísio e Glória
Ava Becker
1990 - Rainha da Sucata
Laurinha Figueroa
2004 - Senhora do Destino
Laura Correia de Andrade e Couto
2012 - Louco por Elas

Violeta Corrêa Santiago / Dolores / Gertrudes


2015 - Totalmente Demais
Stelinha


Por Núcia Ferreira


Publicado na revista TV Brasil n/n 830


Fotos: Globo/Divulgação - gente.ig.com.br - virgula.uol.com.br - 10blog.blogspot.com - redeglobo.globo.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário