quarta-feira, 30 de março de 2016

Rosi Campos

Rosi Campos

" A idade chega e a gente tem que estar preparada. Não dá para negar que o desejo sexual diminui, mas tento me manter o mais alegre possível"

Ficha técnica

Nome: Rosângela Martins Campos
Data de nascimento: 30/03/1954
Local de nascimento: Bragança Paulista, São Paulo
Idade: 61 anos
Signo: Áries
Último trabalho: Rosi está atualmente no ar como a ingênua Eponina, de Eta Mundo Bom!
Status de relacionamento: Casada
Curiosidade:Antes de ser atriz, ela se formou em jornalismo pela USP e atuou por cinco anos como assessora de imprensa da gravadora Som Livre. Rosi já apresentou o Telecurso 2000, mas é sempre lembrada pela bruxa Morgana, do Castelo Rá-Tim-Bum. Seu primeiro papel de destaque foi na novela Éramos Seis, do SBT. Já na Globo, atuou em diversas tramas, como América, O Profeta, A Favorita, Salve Jorge, Joia Rara e Babilônia


Rose Campos
A respeitada carreira da atriz que trocou o jornalismo pela dramaturgia.
Apesar de colecionar uma boa quantidade de trabalhos no teatro, na TV e no cinema, a dramaturgia não foi a primeira escolha de Rosângela Rosi Campos. Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), ela até chegou a trabalhar na área, mas desistiu da carreira. "Primeiro que eu não escrevia bem. Depois, não ia aguentar trabalhar em redação. Essas coisas não são para mim. Trabalhei em assessoria de imprensa por cinco anos, na Som Livre, mas acabei optando mesmo pelo teatro", lembrou a atriz, que com certeza fez a escolha certa.

Eterna Morgana


Como a querida bruxa Morgana, em Castelo Rá-Tim-Bum

Depois de muitos trabalhos nos palcos, Rosi ganhou sua primeira oportunidade na TV e estreou na novela Chega Mais (1980), como a Aline. Mas foi na década de 90 que seu rosto ficou conhecido no Brasil. Depois de uma passagem pelo SBT, ela começou a apresentar o Telecurso 2000. "Fui para a TV aos 40 anos, mas já me sentia bem-sucedida, com uma carreira bem legal.", disse. Graças a sua atuação no programa educativo, a atriz foi convidada pelo então roteirista João Emanuel Carneiro para viver e eternizar a Bruxa Morgana, do infantil Castelo Rá-Tim-Bum. "Foi uma época muito boa na minha vida. O Castelo Rá-Tim-Bum foi um grande projeto da TV Cultura, tanto que ainda me chamam de Morgana e a atração tem reprises até hoje", explica Rose.

Personagens fortes


Em Hilda Furacão, na pele da prostituta e estivadora Maria Tomba-Homem.
De lá para cá, Rosi ganhou bons papéis em novelas e minisséries. Em 1998, fez Maria Tomba-Homem, em Hilda Furacão. A personagem - assim como a protagonista - existiu na vida real, e mostrava todo o sacrifício que algumas mulheres passavam na zona boêmia de Minas Gerais, nos anos 50. Sua dobradinha com Mateus Nachtergaele, que vivia o Cintura Fina, rendeu ótimos momentos.
Rose Campos na novela Meu Bem Querer
No mesmo ano, Rosi entrou no elenco de Meu Bem Querer. Na trama, Jorgete (sua personagem), era secretária de Custódia (Marília Pêra).

Mamãe marcante
Rosi Campos como Mamuska, a matriarca da família Sardinha, em Da Cor do Pecado.
Em mais uma parceria com João Emanuel Carneiro, Rosi Campos ganhou em 2004 outro trabalho que marcou sua carreira: Edilásia Sardinha, conhecida como Mamushka, em Da Cor do Pecado. "Ela foi minha melhor personagem. Era muito divertida e tinha uma família de história em quadrinhos. A novela foi um grande sucesso e chegou a dar 50 pontos no Ibope, foi uma grande loucura! Até alertava os meninos, o Cauã Reymond, e o Pedro Nesching, que estavam começando naquela época: "Gente, isso não acontece toda hora, não! Aproveitem porque é um presente!", relembrou.

Cartomante de araque

A cartomante charlatã Madame Rúbia, em O Profeta
Em 2006, Rosi participou da novela O Profeta, no papel da trambiqueira Madame Rúbia.
Rosi Campos na novela A Favorita
Em 2008, esteve no elenco de A Favorita e (como por ironia do destino) interpretou uma jornalista. "A gente foi em uma redação, acompanhou reunião de pauta e como funciona o jornalismo hoje, que é muito diferente do que era na minha época", relembrou Rosi. 
Entre os anos de 2009 e 2012, a atriz fez tramas como Insensato Coração, Amor Eterno Amor e Salve Jorge. Logo depois, deu vida a Miquelina, em Joia Rara. 

Rosi Campos na novela Insensato Coração
Haidê, papel de Rosi Campos na novela Insensato Coração, é uma cozinheira de mão-cheia e não mede esforços para agradar seus atrapalhados filhos.


Rosi Campos na novela Amor Eterno Amor

Rosi Campos é Tereza, governanta de Verbena (Ana Lúcia Torres), desde que Rodrigo (Gabriel Braga Nunes) nasceu. Nunca se perdoou pelo menino ter desaparecido enquanto estava sob os seus cuidados.


Rosi Campos na novela Salve Jorge 
Rosi Campos viverá Cacilda, uma personagem aposentada, solteira e engraçada.
Rosi Campos na novela Joia Rara
Ela deu vida a Miquelina, a ciumenta dona do Cabaré Pacheco Leão e irá pegar no pé do marido Arlindo. 

Mais uma comédia

Rosi Campos na novela Eta Mundo Bom!
Em mais uma atuação brilhante, Rosi Campos faz a solteirona Eponina, em Eta Mundo Bom!. Romântica incorrigível, a caipira tem divertido o público com sua auto estima para lá de elevada. Abandonada por Pancrácio (Marco Nanini), ela ainda sonha em se casar e protagoniza cenas hilariantes ao lado da sobrinha, Mafalda (Camila Queiroz), Cunegundes (Elizabeth Savalla) e Quinzinho (Ary Fontoura) no núcleo da fazenda. "É o que mais gosto nesse papel. Ela é toda vaidosa. Já passou bem da idade de se casar, acha que ainda é uma princesa, que é  melhor partido da região e que os homens vivem dando mole. Eponina vive em outra realidade", analisa a atriz. 

Na telinha

1980 - Chega Mais
Aline
1994 - Castelo Rá-Tim-Bum
Bruxa Morgana 
1998 - Hilda Furacão
Maria Tomba-Homem
1998 - Meu Bem Querer
Jorgete
2004 - Da Cor do Pecado
Edilásia Sardinha (Mamushka)
2006 - O Profeta
Madame Rúbia
2008 - A Favorita
Tereza Baterfer Oliveira (Tuca)
2012 - Amor Eterno Amor
Tereza
2012 - Salve Jorge
Cacilda
2013 - Joia Rara
Miquelina
2016 - Eta Mundo Bom!
Eponina Pereira

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 834 e 845
Trajetória
Fotos: Globo/TV Cultura/Divulgação-www.cinedica.com.br- rede globo.globo.com-televisao.uol.com.br-contamais.com.br-gshow.globo.com-resumo-das-novelas.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário