quarta-feira, 4 de maio de 2016

Personagens da Novela Escrava Isaura



Esta novela é baseada no livro de Bernardo Guimarães

1976 -  Rede Globo




Isaura ( Lucélia Santos) - Escrava branca, é criada por Ester (Beatriz Lyra), esposa do Comendador Almeida (Gilberto Martinho) como se fosse sua filha,e sonha com sua liberdade. É maltratada por Leôncio (Rubens de Falco) mas se apaixona por Tobias (Roberto Pirillo).



Comendador Almeida (Gilberto Martinho) - Rico fazendeiro na fazenda onde Isaura é escrava.Casado com Ester (Beatriz Lyra) e quando fica viúvo vai para a Corte, deixando Leôncio, seu filho, administrando a fazenda.
Ester  (Beatriz Lyra) - Esposa do Comendador Almeida e mãe de Leôncio.Tem um amor maternal por Isaura e a cria como sua filha. Quando morre deixa uma carta de alforria para Isaura, mas ela não pode ser alforriada por maldade de Leôncio.




Leôncio (Rubens de Falco) - Ele é filho do Comendador Almeida e de Ester.Casou-se com Malvina (Norma Blum), mas é apaixonado por Isaura, e maltrata a escrava por não ser correspondido.



Rosa (Léa Garcia) - É uma escrava má que odeia Isaura e faz maldades com ela até tentar envenená-la mas toma o próprio veneno e morre.

Tobias (Roberto Pirillo) - Dono de terras vizinhas à do Comendador Almeida, e apaixonado por Isaura, lutando pela sua liberdade, mas morreu num incêndio provocado por Leôncio.



Miguel (Átila Iório) - Foi feitor da fazenda do Comendador Almeida e trabalha na propriedade de Tobias, e pai de Isaura.
Juliana (Lady Francisco) - Mãe de Isaura e escrava da fazenda e açoitada pelo Comendador.Casa-se com Miguel e morre durante o parto de sua filha Isaura, que finda sendo criada por Ester.


Malvina  (Norma Blum) - Esposa de Leôncio (Rubens de Falco). Amiga de Isaura, Morre no incêndio provocado pelo marido mas era para atingir Tobias.
Álvaro  (Edwin Luisi) - Milionário e defensor da abolição Causa revolta nos fazendeiros quando liberta todos os seus escravos. Apaixona-se por Isaura.Compra as terras de Leôncio que faliu e casa-se com Isaura.

2004 -  Rede Record


Leôncio  (Leopoldo Pacheco ) - Ele é o filho do Comendador Almeida e de Ester.Homem cruel. Casa-se com Malvina (Maria Ribeiro) mas é apaixonado por Isaura, que não sendo correspondido, aplica castigos severos. No final fica falido e morreu assassinado.

Isaura  (Bianca Rinaldo ) - Isaura é uma escrava branca criada e protegida por Ester.Sonha ser libertada da escravidão é maltratada por Leôncio (Leonardo Pacheco) por não ser correspondida em sua paixão. Termina com Álvaro (Théo Becker).


Gerturdes  ( Norma Blum) - Casada com o Comendador (Rubens de Falco) e madrinha de Isaura que lhe deu uma educação esmerada.




Álvaro (Théo Becker) -É um milionário com ideias abolicionistas que emancipou todos os seus escravos, e apaixonou-se por Isaura.Termina casado com Isaura.


Tomásia ( Mayara Magri) - Casou-se com o Conde Campos e ficou rica cujo objetivo e vingar-se de Leôncio.


Malvina (Maria Ribeiro) - Casada com Leôncio e filha do Conselheiro Fontoura, amiga de Isaura .Morreu no incêndio provocado pelo marido.


Rosa  ( Patricia França) - É uma escrava da fazenda. Tenta envenenar Isaura, mas morreu com o próprio veneno.

Miguel (Jackson Antunes) - Foi feitor da fazenda do Comendador Almeida e trabalha na propriedade de Tobias, e pai de Isaura.
Juliana ( Valquiria Ribeiro) -  Mãe de Isaura e escrava da fazenda e açoitada pelo Comendador.Casa-se com Miguel e morre durante o parto de sua filha Isaura, que finda sendo criada por Ester.


Comendador Almeida ( Rubens de Falco) - É um rico fazendeiro, que despreza Isaura, Pai de Leôncio,e casado com Gertrudes (Norma Blum).


Comentários:


- O ator Rubens de Falco que foi Leôncio na Globo, na Record é o Comendador Almeida, pai de Leôncio.

- Ester (Beatriz Lyra) que era na Globo ficou sendo Gertrudes (Norma Blum) na Record. 

- Norma Blum também foi Malvina na Globo e Gertrudes na Record.
- Tobias, vivido por Roberto Pirillo em 1976, não foi criado em 2004.O personagem não existe no livro. Gilberto Braga quis dá a Isaura um amor no começo da novela, e somente no final é que ela encontra seu verdadeiro amor, no personagem Álvaro ( Théo Becker).

Curiosidades:

A novela "Escrava Isaura", de Tiago Santiago - mesmo diretor de "Escrava Isaura" , a primeira versão da obra - deve atingir novos marcos de audiência para a TV Record entre segunda e sexta-feira próxima, quando a trama chega ao fim.



Os cinco últimos capítulos prometem fazer com que os telespectadores não descolem da telinha e, para isso vão usar uma fórmula simples, aliada ao bom gosto na produção: um último grande segredo, que só é revelado no último instante.


A morte do principal vilão da história, o pérfido senhozinho Leôncio, ocorrida há alguns capítulos, ainda é o grande ingrediente da reta final da novela já que ninguém sabe até agora quem foi o culpado.Pelo menos sete personagens que estão na primeira linha da trama (Belchior, Tomásia, Branca, Malvina, Coronel Sebastião, Serafina e Rosa) têm todos os motivos para ter matado Leôncio, mas os autores deixam para o final essa descoberta, o que deverá fazer com que a audiência permaneça permaneça alta até os últimos minutos.
 

Belchior (Ewerton de Castro) - Viu Leôncio crescer. Sempre foi humilhado pelo pérfido e tenebroso senhozinho, que o chamava de monstrengo corcunda.Testemunhou inúmeras maldades do Leôncio. Ama Isaura apaixonadamente. . Faria tudo que pudesse para defendê-la . Tem Leôncio na conta de um demônio

Tomásia  ( Mayara Magri) - Deu a volta por cima ao se casar com o riquíssimo Conde de Campos, mas o ódio dela contra Leôncio aumentou depois que o vilão matou o Conde, numa emboscada. Desde então Tomásia e Leôncio vivem em pé de guerra. Tomásia está agora apaixonada por Miguel, pai de Isaura, que a vida toda sofreu nas mãos dele.

Branca  (Renata Rodriguez) - É louca e perigosa. Ela enxerga o universo de modo distorcido. A morte de Leôncio serve para incriminar Isaura, afastando-a de Álvaro ao mesmo tempo que preserva o segredo da sua gravidez.


Malvina (Maria Ribeiro) - Esposa de Leôncio, traída, enganada e humilhada, descobriu que Leôncio estava pensando em matá-la para se livrar dela, assim que a hipoteca fosse paga.Foi espancada por Leôncio. Seu amor se converteu em ódio.


Coronel Sebastião  (Paulo Figueiredo) - Odiava Leôncio com todas as suas forças. Pouco depois do casamento com sua filha, percebeu que o ódio se intensificou depois que Leôncio espancou Malvina e a ameaçou de morte. O coronel quase morreu envenenado por Leôncio.



Serafina  ( Maria Cáudia) - Suas jóias foram roubadas por Leôncio. Homem algum jamais passou a perna nela.

Rosa (Patrícia França) ) - Mais do que ninguém , ela sabe como Leôncio é um homem cruel, capaz das piores atrocidades. Sofreu abuso sexual quando era muito jovem e pode ter se descontrolado ao ver Leôncio querer cometer a mesma maldade contra Isaura. 

As grandes personagens da novela

Isaura e Álvaro

Lucélia Santos e Edwin Luisi

Estreia de  Lucélia Santos na televisão.Seu grande amor foi  Álvaro( Edwin Luisi)já no final da novela.


Leôncio e Malvina 

Rubens de Falco e Norma Blum
Norma Blum, esposa de Leôncio interpretou Malvina e  morre no incêndio junto com Tobias (Roberto Pirilo), provocado por Leôncio.

Comendador Almeida e  Miguel

Gilberto Martinho e Átila Iório

Gilberto Martinho, fazendeiro pai de Leôncio (Rubens de Falco)  e Átila Iório interpretou Miguel, o pai de Isaura. 


Leôncio e Isaura

Rubens de Falco e Lucélia Santos
Rubens de Falco interpretou Leôncio filho do Comendador Almeida (Gilberto Martinho) e de Ester (Beatriz Lyra).
Lucélia Santos era uma escrava branca, órfã que sofreu nas mãos dele que era um vilão apaixonado por Isaura.

Isaura e Tobias

Lucélia Santos e Roberto Pirilo

Lucélia Santos que fez a escrava Isaura e sonhava com sua liberdade e Roberto Pirillo era dono das terras e foi morto no incêndio provocado por Leôncio.


Rosa e Francisco

Léa Garcia e Isaac Bardavid

Léa Garcia era a escrava Rosa que morre envenenada, e Isaac Bardavid  interpretou o feitor Francisco, homem cruel que perseguia todos os escravos.


Ester e Januária

Beatriz Lyra e Zeni Pereira
Beatriz Lyra foi quem criou Isaura e Zeny Pereira era a antiga escrava Januária que protegia Isaura das maldades de Leôncio.

Henrique e André 

Mário Cardoso e Haroldo de Oliveira

Mário Cardoso, interpretou Henrique, irmão de Malvina (Norma Blum) e lutava em favor dos escravos.Era um abolicionista ativo.

Já Haroldo de Oliveira fez André um escravo apaixonado por Isaura mas tornaram-se grandes amigos.


http://canalviva.globo.com

Publicado no jornal Correio da Paraíba

Edição de Domingo, 24 de abril de 2005

Revista da TV.



Fotos: www.recordtvnetwork.com.br-extra.globo.com-wwww.youtube.com-blog-mariaribeiro.blogspot.com.br

diverão.terra.com.br-www.fotolog.com

famososnaweb.com-www.areavip.com.br

ofvfoco.com.br-http://astrosemrevista.blogspot.com.br/
www.telenovelasmania.it-exclusivo.terra.com.br
navetgandopelasnovelas.blogspot.com-www.youtube
memorialdafama.com-porondeandablo.blogspot.com
memorialglobo.globo.com-Cedoc/TV Globo 
www.recordtvnetwork.com.br-extra.globo.com
blog-mariaribeiro.blogspot.com.br-diverão.terra.com.br
www.fotolog.com-otvfoco.com.br-http://astrosemrevista.blogspot.com.br/

Um comentário: