sexta-feira, 27 de maio de 2016

A Minissérie Hoje É Dia De Maria

Conto de fadas no Nordeste
Com enfoque na cultura popular, Maria passeou por um mundo mágico, fantasioso e cheio de perigos.

Carolina Oliveira
 Maria saiu pelo mundo após ser maltratada pela madrasta e viveu muitas aventuras.
Osmar Prado
 O pai de Maria com os saltimbancos
Elementos folclóricos foram o carro-chefe da minissérie que contou a história de Maria (Carolina Oliveira). Após perder a mãe (Juliana Carneiro da Cunha) e ver seu pai (Osmar Prado) se casar novamente, ela sofreu nas mãos da madrasta (Fernanda Montenegro), que só a maltratava.
Fernanda Montenegro 
A malvada madrasta e a filha Joaninha
Cansada da perseguição da mulher, a pequena decidiu partir para o mundo e seguiu em direção ao seu grande sonho: chegar às 'franjas do mar'. Ao longo de toda sua jornada, contou com a proteção de um pássaro e fez um maravilhoso passeio pelos contos populares brasileiros.

Inimigo no caminho

 Nossa Senhora da Conceição acompanhou a menina sonhadora
Em sua viagem, Maria encontrou vários personagens fantásticos e estava sempre amparada pela imagem de Nossa Senhora da Conceição, que dava alento ao seu coraçãozinho, principalmente, nos momentos mais difíceis de sua trajetória do dia a dia.

Stênio Garcia e Carolina Oliveira 

O maior obstáculo de Maria chamava-se Asmodeu (Stênio Garcia), um homem rude e muito malvado que passou a persegui-la, fingindo ser diferentes personagens e sempre tentando enganar a pequena com seus truques e  mentiras.
Asmodeia aparecia para confundir Maria
 Asmodeu (Stênio Garcia) judiou de Maria e conseguiu roubar a infância da pobrezinha, transformando-a em mulher de uma hora para a outra. 

Um amor de pássaro


 Rodrigo Santoro e Carolina Oliveira
Maria e seu amigo pássaro, companheiro de jornada.
Crescida e triste, ela ficou sabendo que um príncipe (Rodrigo Rubik) faria um baile para escolher sua futura esposa. Então, ela dançou com o rapaz, que ficou encantado e a pediu em casamento. 
Mas Maria descobriu que amava mesmo seu pássaro protetor que, durante a noite, transformava-se em um lindo homem, Amado (Rodrigo Santoro). E assim esperava o dia terminar para abraçar seu amor durante toda a noite.

Saltimbanco perigoso

Daniel Oliveira como o saltimbanco Quirino.
O jeito encantador e 'inocente' de Maria despertou uma grande paixão no jovem saltimbanco Quirino (Daniel Oliveira). Com ciúmes dos sentimentos que a moça nutria por Amado (Rodrigo Santoro), o rapaz não pensou duas vezes, se uniu a Asmodeu (Stênio Garcia) em um plano diabólico e aprisionou o querido pássaro. Assim, Maria perdeu seu amor, mas reencontrou o pai que, já cansado e velho, se juntou aos saltimbancos e partiu com o grupo.

Caminho inverso para a felicidade

Mesmo cheia de tristeza, Maria não desistiu de encontrar seu grande amor e partiu em busca de Amado (Rodrigo Santoro). Asmodeu (Stênio Garcia) dificultou o caminho da jovem e fez nevar no sertão, congelando o pássaro dentro de um bloco de gelo! A moça o encontrou e, graças a intensidade de seu amor, conseguiu descongelar o coração da ave. Então, livre do gelo e nos braços de Maria, o pássaro se transformou em Amado. 

Implacável em sua perseguição, Asmodeu (Stênio Garcia) decidiu transformar Maria em criança novamente e ela surgiu no meio do sertão, na mesma estrada onde o diabo lhe tirou a infância. Com a trouxinha nos braços, a menina passou a fazer o caminho inverso, de volta para o sítio de onde partiu e, ao chegar ao local, teve uma grande surpresa ao avistar o lugar bonito e bem cuidado, com os irmãos e a mãe ao redor da casa. Maria não entendeu em que tempo estava, mas ficou pra lá de feliz por encontrar a família e a casa rodeada de verde.

Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 8
Exibição: Entre os dias 11 e 21 de janeiro de 2005
Horário: 23 h
Autores: Luiz F.Carvalho e Luis Alberto de Abreu

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 842
Vale a Pena Ler de Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário