sexta-feira, 27 de maio de 2016

Jornal Hoje - 45 Anos No Ar

O Jornal Hoje comemora mais de quatro décadas do jornalismo de primeira. 

Léo Batista e Luís Jatobá
Em 21 de abril de 1971 estreava na TV Globo o Jornal Hoje. Na bancada, quem deu o primeiro boa tarde foi o lendário Léo Batista, que começou a comandar o jornalístico ao lado de Luís Jatobá.Na época o estúdio ainda era um pouco improvisado e pequeno e toda a equipe estava vivendo uma experiência de inovação. Ninguém sabia ao certo se aquele tipo de jornalismo, que misturava matérias sobre arte, espetáculos e entrevistas daria certo. Mas a aposta foi certeira, ainda que muitas mudanças tenham acontecido ao longo desses 45 anos no ar.
Márcia Mendes comandou a bancada por dois anos
Em 1975, Márcia Mendes assumiu a bancada.
Berto Filho
Dois anos depois, a apresentação era feita por Berto Filho, enquanto Sônia Maria e Leda Nagle apresentavam os blocos locais. 
Lígia Maria, Márcia Mendes e Sônia Maria
A partir de 1979, o Hoje passou a investir na sua audiência majoritária, o público jovem feminino. Um trio de jornalistas formado por Ligia Maria, Márcia Mendes e Sônia Maria comandava o telejornal, e Marisa Raja Gabaglia fazia as entrevistas de estúdio. A linha editorial do  telejornal apostava na informalidade e nas inovações, com mudanças na estrutura e criação de novas seções, como Defesa do Consumidor.
Leda Nagle,
E quem ficaria por 13 anos no jornalístico, acompanhando suas várias fases e mudanças foi Leda Nagle, entre 1976 e 1989. "Naquela época, tudo foi feito com muita espontaneidade. E as entrevistas começaram de uma maneira inusitada e foi acontecendo ao longo dos anos", disse a apresentadora, que acredita que deu um passo para a modernidade. "O que acontecia naquela época é o reflexo da televisão de hoje. Por muito tempo a gente tinha uma postura formal na bancada. E eu, de certa forma, contribui para a quebra dessa formalidade. Hoje, a forma de se fazer jornalismo está muito mais perto daquilo que eu fiz há alguns anos, e que começou a se perpetuar", analisa Leda, que atualmente está na bancada do Sem Censura, na TV Brasil. 

Muitos prêmios

Pedro Bial
Pedro Bial comandou o jornal em 1986
O fato é que vários jornalistas já passaram pela bancada do JH. Atualmente à frente do Big Brother Brasil, Pedro Bial saiu das ruas em 1986 para apresentar o jornalístico.
William Bonner e Cristina Ranzolin
A bancada contou também com com nomes como William Bonner, Cristina Ranzolin, Carla Vilhena, Carlos Nascimento, Fátima Bernardes, Mônica Waldvogel.
e os atuais titulares, Sandra Annenberg e Evaristo Costa.
 Evaristo Costa e Sandra Annenberg
e os atuais titulares,Evaristo Costa e  Sandra Annenberg
Carlos Nascimento
Em 2003, Carlos Nascimento ganhou o prêmio Comunique-se de Jornalismo como Melhor Apresentador de TV  
 Sandra Annenberg é a 'cara' do jornalismo moderno no JH
Sandra Annenberg recebeu o troféu Mulher Imprensa, em 2008, 2009, 2013 e 2014 como a melhor âncora do Ano! E a série Filhos do Coração ganhou o prêmio AMB de Jornalismo na categoria Mude um Destino.  


Linha do tempo

1971 - Estreia
O JH entrou no ar pela primeira vez em 21 de abril de 1971. Léo Batista e Luiz Jatobá foram os primeiros apresentadores. Inicialmente era restrito ao Rio de Janeiro e em 1974 passou a ser exibido em todo o país.

1981 - Outros rumos
O cenário exibido no início da década de 80 agradou o telespectador. Um quadro de turismo foi criado e Pedro Bial deixou os estúdios para ir ao encontro dos entrevistados.

1991 -  Damas na bancada
O telejornal era comandado por Valéria Monteiro e Márcia Peltier. Naquele ano, Cristina Franco passou a apresentar um quadro sobre beleza. Um bloco de cultura era comandado por Maurício Kubrusly e Beth Lima, de Londres, entrevistava personalidades.

1999 -  Cara nova
O Jornal Hoje passou a ser apresentado dos estúdios da Globo em São Paulo, por Sandra Annenberg.

2003 - Inovação 
Sandra Annengerg passa a dividir a bancada com Carlos Nascimento e o JH muda a linguagem. Voltam as entrevistas especiais e os temas de comportamento ganham destaque.

2004 -  Homem do tempo
Evaristo Costa, que era o garoto do tempo, junta-se a Sandra Annengerg na bancada.

2014 -  Mudança radical
O telejornal ganhou um cenário futurista, com telões que se movimentam, de acordo com cada notícia.

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 841
Parabéns

Nenhum comentário:

Postar um comentário