quinta-feira, 16 de junho de 2016

Aqui Agora - Com A Cara Do Povo

Criado há 25 anos, o Aqui Agora fez história no telejornalismo brasileiro

Ivo Morganti e Christina Rocha na bancada da atração
Precursor do jornalismo popular, o programa marcou época e, quem é da década de 90, sabe muito bem que a atração fazia sucesso e batia recordes de audiência. Inspirado no argentino Nuevediario, o Aqui Agora mostrava as notícias com uma dinâmica diferente de tudo que já havia sido feito na TV até então. Para a 'novidade', o SBT escalou jornalistas da casa e contratou profissionais de rádio para contar histórias longas e sem cortes, uma das características marcantes da atração.

No comando
Gil Gomes
Neste quesito, o principal nome era Gil Gomes, já famoso no rádio, que, com sua fala firme e tom policial, virou 'celebridade' e a imitação favorita dos humoristas. A equipe contava ainda com Ivo Morganti,Wagner Montes, Jacinto Figueira Júnior (conhecido como 'o Homem do Sapato Branco), Roberto Cabrini, Celso Russomano e César Tralli, que hoje é apresentador do SPTV 1ª edição, na Globo. Como o Aqui Agora dava ênfase à reportagem sobre acidentes graves e crimes, Gil Gomes teve um papel de destaque. Vestido sempre com camisas de cores berrantes, a mão direita empunhando o microfone e a esquerda gesticulando, ele narrava os fatos diretamente na cena do crime.

A equipe

Ivo Morganti,Wagner Montes,Jacinto Figueira Júnior,Roberto Cabrini, Celso Russomano e César Tralli

Sérgio Ewerton e Liliane Ventura
Outros nomes passaram pela bancada como âncoras, revezando-se na leitura das principais notícias.Uma das duplas de maior popularidade na época foi Liliane Ventura e Sérgio Ewerton, que mostrava imparcialidade e dava o tom adequado para cada matéria.

O jornal criou também uma tendência que atualmente é muito comum em todas emissoras: a compra de material  de cinegrafistas amadores e independentes. A 'novidade' ajudava a realçar a 'realidade' da atração.

Explosão de audiência

Boris Casoy
Já no slogan, o Aqui Agora ganhava destaque diferenciado: "um jornal vibrante, com a cara do povo, que mostra na TV a vida como ela é!"No primeiro mês, o programa triplicou a audiência do SBT no fim de tarde e impulsionou a programação noturna da emissora, que tinha Boris Casoy e o fenômeno mexicano Carrossel. "Foi um divisor no jornalismo da TV. A câmera pela primeira vez tinha o olhar do ser humano.Reunimos um time de contadores de histórias", avaliou Ivo Morganti, que ficou na produção durante cinco anos.
Luis Lopes Corrêa fazia o noticiário internacional

Sensacionalista?

Magdalena Bonfiglioli
Por conta de suas reportagens bastante dramáticas, o programa foi taxado de sensacionalista, mas também trazia certa graça, pois, além de histórias tristes, ironizava o jornalismo tradicional com o pugilista Maguila comentando economia e o humorista Felisberto Duarte na previsão do tempo. Até Alexandre Frota entrou na dança como repórter! Já a popular Magdalena Bonfiglioli, especializou-se em cobrir o reencontro de parentes e abandono de bebês

Nova versão


Luiz Bacci, Joyce Ribeiro, Herberth de Souza e Christina Rocha 
Os apresentadores da nova versão foram os âncoras do 'Aqui Agora' em 2008 que ficou apenas um mês no ar.
Com a queda da audiência, o telejornal saiu do ar em dezembro de 1997. Mas, em 2008, em uma tentativa de resgatar o programa, o SBT estreou uma nova versão do Aqui Agora. Christina Rocha, já veterana, retornou à bancada, dessa vez ao lado de novos apresentadores como o hoje, 'menino de ouro' Luiz Bacci, Herberth de Souza e Joyce Ribeiro. Na ocasião, o telejornal não alcançou a audiência estipulada pelo canal e, apenas um mês após a estreia, saiu do ar definitivamente e sem aviso.


'Crias do Aqui Agora'

César Tralli
Tralli começou no telejornal como repórter e comprovou que tinha talento. Pouco tempo depois, aos 24 anos, ele já era correspondente da Rede Globo em Londres. Atualmente, é apresentador da primeira edição do SPTV.

Celso Russomanno
Hoje dedicando-se à política, foi repórter especial e se destacou pelas reportagens sobre direitos do consumidor (novidade na época), em que mediava conflitos que quase sempre eram resolvidos. As reportagens eram encerradas com seu famoso bordão: "se é bom para ambas as partes..."
Carlos Alberto Sardenberg
Comentarista e, esporadicamente, apresentador do Jornal da Globo, Sardenberg trabalhou como repórter, redator e editor nos maiores jornais do Brasil e prestou serviços à outras emissoras após deixar o SBT. Hoje é um dos principais comentaristas econômicos do País, mas também esteve em frente as câmeras do saudoso Aqui Agora.

Christina Rocha
A loira já trabalhava no SBT antes da estreia do programa e foi chamada para fazer parte da equipe, onde ficou até 1996, retornando na nova versão, em 2008. Depois de passagens por Record e Band, Christina retornou ao canal e, em maio de 2009, foi escolhida como a nova apresentadora do programa Casos de Família, substituindo Regina Volpato na função, após reformulação.

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 845
Memória
Fotos: SBT/Divulgação/Reprodução-vejasp.abril.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário