quarta-feira, 1 de junho de 2016

Basta! - Declarações Preconceituosas E Homofóbicas De Famosos Precisam Acabar

Patrícia Abravanel
Recentemente, Patrícia Abravanel deu uma declaração ao participar do Programa Silvio Santos, no SBT, que pegou muito mal. Durante a atração de seu pai, a apresentadora disse que a homossexualidade não deveria ser tratada como algo normal,o que gerou uma campanha na internet contra o comentário preconceituoso da moça. Com a hashtag #anormaleoteupreconceito, muitos internautas se manifestaram e colocaram em debate a discussão de gênero e orientação sexual. Mas não foram apenas os anônimos! Diante do caso, muitos artistas fizeram questão de 'alfinetar' a herdeira do dono do baú. 

 Luana Piovani
Foi o caso de Luana Piovani, que classificou a apresentadora como ignorante:"Lamentável uma comunicadora privilegiada como ela dizer uma ignorância dessas".Discordo em gênero, número e grau da Patricia Abravanel. Acho que toda forma de amor tem que ser abençoada e aplaudida, porque o que falta no mundo é o amor".

 Thiago Abravanel
Thiago Abravanel sobrinho de Patricia, também veio a público. "Fiquei muito triste de ver esse posicionamento vindo dela. Não concordo com nada que a Pati disse", declarou.

Depois de toda a polêmica, Patrícia usou as redes sociais para se justificar sobre o ocorrido. "Peço desculpas se ofendi. Dei apenas minha opinião. Sou a favor do amor, do respeito e da tolerância". Mas já era tarde. Uma campanha de boicote ao programa começou e, pela primeira vez, Máquina da Fama perdeu em audiência para Xuxa. Além disse, os vídeos da apresentadora no YouTube foram retirados do ar pelo próprio SBT. 

Outros casos

1 - Silvio Santos
Silvioo Santos
João Guilherme
Essa não foi a primeira vez que artistas 'derraparam' nas palavras e geraram mal estar. O próprio Silvio fez um comentário recheado de preconceito ao se referir ao ator mirim João Guilherme como 'bichinha'.
 Julia Olliver
E o dono do SBT já havia sido criticado em outra situação. No caso, a atriz mirim Julia Olliver (que é negra e tem o cabelo crespo) disse que gostaria muito de ser cantora quando crescesse. Em resposta, Silvio disse: "Mas com esse cabelo?"

2 -  Benedito Ruy Barbosa

Benedito Ruy Barbosa
Benedito Ruy Barbosa, por exemplo, afirmou na festa de lançamento de Velho Chico que 'odeia histórias de bicha'.

3 - Fausto Silva
Fausto Silva
Já Faustão foi bem infeliz ao se referir à bailarina Arielle como "aquela que tem o cabelo de bruxa."

Arielle Macedo
A situação enfureceu o movimento negro brasileiro e promoveu o debate sobre o racismo cordial (quando o preconceito é disfarçado por amenidades e situações corriqueiras). 

 4 -  Luciano Huck
Luciano Huck
E o que dizer de Luciano Huck? O apresentador fez ainda pior ao incentivar o turismo sexual em um quadro de seu programa. Na ocasião, a proposta do Caldeirão era arrumar um namorado gringo para alguma moça.

Chega de preconceito

As declarações de Patricia e a repercussão do caso mostraram que o Brasil mudou, mas nem tanto. Se, por um lado tem se discutido cada vez mais sobre direitos humanos e algumas questões terem avançado - como a legalização da união entre pessoas no mesmo sexo, aprovada no ano de 2013 - por outro, a sociedade se mostra estagnada, e um dos fatores responsáveis por isso passa pelos formadores de opinião, que ainda insistem em fazer discursos carregados de preconceito.


À frente do seu tempo

Hebe Camargo
Não é por acaso que Hebe Camargo é a eterna 'Dama da TV Brasileira'. Há 30 anos, na década de 80, a comunicadora já falava sobre a necessidade de tolerância e, antes mesmo da Organização Mundial da Saúde (OMS) retirar a homossexualidade da lista de doenças, a apresentadora foi categórica ao defender a sociedade GLBT no Roda Viva."Por que não defender os gays? Eles são piores do que a gente? Eles são seres humanos. Têm pais, irmãos, trabalham, pagam seus impostos", disse. Hebe ainda rebateu um jornalista que a questionava se ela estava proliferando a homossexualidade. "Meu queridinho, o fato de eu falar não vai mudar. As pessoas nascem assim ou não nascem. Não é 'a Hebe Camargo falou e eu vou ser'. Tenho um profundo respeito por eles. E eles por mim".

Texto: Luana Rodrigues

Publicado na revista TV Brasil n/n 843
Falando sério
Fotos: Globo/Agnews/Divulgação
modasemcensura.com-www.ofuxico.com.br-www.territoriogoncalense.com-www.portaldaindustria.com.br-ego.globo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário