quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O Bem Amado


O Bem Amado foi a primeira novela em cores do Brasil

Em O Bem Amado, Odorico Paraguaçu foi vítima da própria armação!
Augusto Olímpio, Paulo Gracindo e Zilk Salaberry

 O corrupto coronel Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo) se elegeu prefeito de Sucupira aproveitando-se do fato de não haver um cemitério na cidade, o que levava os mortos a serem sepultados no município vizinho. Após eleito, ele não demorou a fazer a tal obra na cidade, mas tinha pressa em inaugurá-la. Por azar, não morria ninguém em Sucupira e o político começou a fazer de um tudo para conseguir um defunto.

Aliados

Dorinha Durval, Paulo Gracindo, Ida Gomes e Dirce Migliaccio
Paulo Gracindo, Emiliano Queiroz e Lima Duarte

Como todo político, Odorico tinha seus aliados e as irmãs Cajazeiras Dorotéia (Ida Gomes), Dulcinéia(Dorinha Durval) e Judicéia (Dirce Migliaccio) faziam parte desse grupo. Dirceu Borboleta (Emíliano Queiroz), que era seu fiel secretario pessoal, completava o time.

Procura-se um defunto

Na esperança de enterrar alguém, Odorico leva para Sucupira o doente Ernesto (André Valli) , primo das irmãs Cajazeiras que foi desenganado pelos médicos. O prefeito tem esperança de que ele morra na cidade, mas Lulu Gouveia (Lutero Luiz) e Donana Medrado, que fazem oposição ao político, "roubam" o doente e conseguem curá-lo.  

O matador Zeca Diabo

Lima Duarte e Paulo Gracindo

Por conta de inúmeros trambiques que faz, Odorico começa a perder popularidade e se desespera para inaugurar o cemitério. Ele decide consentir a volta do matador Zeca Diabo (Lima Duarte) à cidade, dando-lhe a garantia  de que não será preso. O prefeito tem a esperança que o bandido mate alguém, só que o plano não dá certo, pois Zeca volta disposto a virar um homem  correto. 

Vingança

Ao perceber que deixou Zeca Diabo retornar a Sucupira em vão, Odorico arma a prisão dele por conta dos crimes do passado. Zeca é preso, mas logo depois foge.

Inauguração


No fim, Odorico resolve simular um atentado contra si mesmo e jogar a culpa na oposição. Para que tudo dê certo, ele combina o falso crime com Zeca. Só que, nesse meio tempo, Zeca descobre que o prefeito foi responsável por sua prisão e, com raiva, o mata com três tiros. O enterro de Odorico inaugura o cemitério.

Ficha técnica

Emissora: Globo
Capítulos: 178
Autor: Dias Gomes
Exibição: 22 de janeiro de 1973 a 3 de outubro de 1973, às 22h

Texto: Denise Galvão

Publicado na revista Guia da TV n/n 487 ano 10- 29/07/2016
Replay de emoções: Ano 70.
Fotos: Reprodução/R7.comcart.aodevisita


memproaglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário