terça-feira, 23 de agosto de 2016

A Série Da TV Queridos Amigos

Revivendo o passado - A amizade de um grupo que resistiu aos desafios do tempo 

 A turma de amigos se conheceu durante os duros anos da ditadura

Nos anos 70, Léo (Dan Stulbach), Lena (Débora Bloch), Ivan (Luiz Carlos Vasconcelos), Bia (Denise Fraga), Pedro (Bruno Garcia), Benny (Guilherme Weber), Tito (Matheus Nachtergaele), Vânia (Drica Moraes), Raquel (Maria Luisa Mendonça), Flora (Aída Lerner), Pingo (Joelson Medeiros), Lúcia (Malu Galli) e Rui (Tarcísio Filho) formavam um grupo de amigos que se conheceu no auge da  ditadura no Brasil (no colégio, faculdade e trabalho), e juntos estabeleceram um vínculo profundo, a ponto de se referirem sempre como 'a família'. Ao longo do tempo e em função das muitas relações amorosas, da situação política, de algumas mágoas e ressentimentos mal resolvidos, a 'trupe' se dispersou logo após o réveillon de 1981. E depois...

Dan Stulbach

Léo (Dan Stulbach) conseguiu conquistar o sucesso profissional, mas se tornou um homem melancólico, apesar de toda a sua generosidade. Mesmo rico e sofisticado, nunca se sentiu completamente satisfeito. Durante muitos anos morou na Serra da Cantareira, ao lado da jovem Karina (Mayana Neiva), mas ao descobrir que estava doente e que tinha pouco tempo de vida, ficou obcecado em reviver seus antigos ideais e decidiu reunir, em uma festa, o grupo de amigos afastados há a tempos.

Vidas amarguradas
Débora Bloch e Dan Stulbach
Em 1989, oito anos depois do último encontro entre eles, tudo estava bem diferente. Lena continuava apaixonada por Ivan, mas nunca o perdoou por ele jamais ter tido coragem para deixar a esposa. Regina (Regina Remencius), enquanto que ela rompeu o casamento com Guto (Emílio de Melo). Por conta da separação, Lena perdeu o amor de sua filha, que nunca conseguiu perdoá-la. Marina (Tamara Ribeiro) foi criada pelo pai e pela amargurada avó, Teresa (Aracy Balabanian) que, mesmo após anos, não conquistou o amor do marido,Alberto(Juca de Oliveira). Léo era o único homem com quem Lena se desarmou e em quem confiava. Os dois viveram um romance na adolescência e se tornaram grandes amigos.

Em busca da paz

Denise Fraga
Do grupo, Bia (Denise Fraga) talvez fosse a mais sensível. Estudava astrologia e budismo para aprender a conviver com os traumas irreparáveis dos dias em que foi violentada no DOI-Codi, durante a ditadura, mesmo não tendo envolvimento com a luta contra a repressão. Apesar do que passou, era uma mulher meiga que acreditava em um grande amor. Desempregada, Bia morava com a mãe, Iraci (Fernanda Montenegro), que questiona o fato de a filha não ter tido sucesso na vida profissional e amorosa. Eufórica com o reencontro de amigos, ela foi a primeira a chegar na casa de Léo (Dan Stulbach).Ao longo da trama, ansiosa por encontrar um grande amor, se interessou por Pedro (Bruno Garcia),mas não foi correspondida. Já Benny (Guilherme Weber) decidiu ajudar Bia a encontrar o homem que a torturou, mesmo com a resistência dela.

Vidas entrelaçadas


Bruno Garcia 
O escritor Pedro, que entrou em crise após a morte da mulher
Desde que ficou viúvo, Pedro se isolou dos amigos e da realidade. Escritor talentoso, nunca mais produziu nada.Seu primeiro livro, publicado pela editora de Benny, falava sobre a ditadura no Brasil e se tornou best seller, com edições traduzidas em todo o mundo.


Tarcísio Filho e Malu Galli
Rui e Lúcia tinham uma união perfeita, um raro exemplo entre os amigos.
Guilherme Weber
Benny tinha uma personalidade bastante questionável
O rico homossexual Benny, antes alegre e simpático, transformou-se numa pessoa descrente e autodestrutiva.
Aída Lerner e Dan Stulbach
Já Flora teve um breve casamento com Léo.

Maria Luisa Mendonça e Joelson Medeiros
Pingo (Joelson Medeiros), professor de literatura, tem um caso com uma aluna e Raquel (Maria Luisa |Mendonça) nem desconfia. Depois da separação fica deprimida, mas consegue de reerguer, depois de chegar ao fundo do poço, partindo para outro casamento com Tato Gabus Mendes.


Drica Moraes e Mateus Nachtergaele

Tito é um jornalista e comunista e tem orgulho de seu engajamento político. Foi devido a esse engajamento extremado que o casamento com Vânia acabou não dando certo. Apesar do amor pela família, as inúmeras noites que gastava na militância o afastaram da mulher e dos filhos.E sua ex-mulher Vânia (Drica Moraes) até se cansar e se separar definitivamente, pois as noites  a na militância o afastaram da mulher e dos filhos.

Luiz Carlos Vasconcelos
Luiz Carlos Vasconcelos interpretou o jornalista Ivan.
Despedida final 



1 - Débora Block (Lena)
2 - Luiz Carlos Vasconcelos (Ivan) 
3 - Denise Fraga (Bia)
4 -  Bruno Garcia (Pedro)
5 - Guilherme Weber (Benny)
6 - Mateus Nachtergaele (Tito)
7 -  Drica Moraes (Vânia)
8 - Maria Luisa Mendonça (Raquel)
9 - Aída Lerner (Flora)
10-Joelson Medeiros (Pingo)
11-Malu Galli (Lúcia)
12-Tarcísio Filho (Rui)
13- Dan Stulbach (Léo)

Juntos novamente, eles relembraram acontecimentos e histórias do passado, reacendendo paixões, mas também ressentimentos. Para uni-los, Léo simulou a própria morte. Escondido, começou a ajudá-los, um a um, a resolverem seus problemas e a reaproximá-los. Paralelamente aos dramas de cada um, Léo resistiu em procurar tratamento para sua doença e seu estado piorou a cada dia. Para ele, o melhor remédio era estar ao lado das pessoas que amava. No penúltimo capítulo da trama, Léo morreu e todos se reuniram, em harmonia, para se despedirem do amigo.


Ficha técnica  

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 25
Exibição: 18 de fevereiro a 28 de março de 2008
Horário: 23 h
Autora: Maria Adelaide Amaral

Curiosidade

A série de Maria Adelaide Amaral foi baseada no livro Aos Meus Amigos, da própria autora, por sugestão de Dan Stulbach. Maria escreveu a publicação em poucos meses, após ficar muito abalada com a morte de um grande amigo, o jornalista Décio Bar.Uma notável forma de homenagem.



Texto: Núcia Ferreira


Publicado na revista TV Brasil n/n 853
Vale a Pena Ler de Novo
Fotos: divulgação/Globo 
oplanetatv.clickgratis.com.br-memoriaglobo.com-www.jornaldaparaiba.com.br-www.purepeople.com.br-www.youtube.com.-origi.m.mdemulher.abril.com.br
diversao.terra.com.br-junglekey.pt-www.montenegroeraman.com.br-www.esemgoldex.com-gshow.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário