segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Parabéns, SBT- 35 Anos

Emissora de Silvio Santos completa 35 anos
"O SBT está no ar por vontade de Deus e do público"

 Silvio Santos

Em 19 de agosto de 1981, Senor Abravanel dava início a um dos maiores meios de comunicação do Brasil. A primeira transmissão do novo canal foi justamente na assinatura do documento de concessão, que permitiu a Silvio Santos fundar o SBT. "Perguntaram ao povo, em uma pesquisa, para quem o governo deveria dar as concessões das emissoras e as pessoas responderam: 'ao Silvio Santos'. Eu sempre acreditei que a voz do povo é a voz de Deus", disse o 'homem do baú' em seu discurso de abertura, na época. Dono de um carisma único, o empresário acredita que seu "jeitinho' infantil" é um dos ingredientes para o seu sucesso. "Aos domingos, sou uma criança que brinca e se diverte, e adoro poder entrar na casa do brasileiro", falou .

Relembre agora as atrações e artistas que marcaram época na história do canal e na TV brasileira.

 As caras do canal!

Hebe
 A 'rainha' da televisão brasileira iniciou sua trajetória na emissora assinando contrato em 1985.E por lá ficou por mais de 25 anos, além de se sentir muito em casa. "Aqui estou livre diante das câmeras,  posso rir e chorar à vontade",ressaltou, em entrevista à Playboy, em 1986.

Ratinho


Carlos Alberto Massa é outro que é a cara do SBT. Há quase 20 anos na casa, ele ficou conhecido pelo seu jeito escrachado de ser. "Faz dois anos que não falo  com Silvio Santos. Tremo em falar com ele, morro de medo de ser mandado embora. Mas, minha relação com ele é maravilhosa", brincou o apresentador.

Celso Portiolli


Na emissora paulista desde o ano de 1996, Celso Portiolli já apresentou diversas atrações no canal, como Passa ou Repassa, Xaveco e Namoro na TV. "Tempos atrás, fui convidado para mudar de emissora. Não fui. Me sinto tão bem no SBT... Eu tenho preguiça de recomeçar", confessou.


Carlos Alberto de Nóbrega

É impossível lembrar de A Praça é Nossa sem falar de seu protagonista, assim como é impossível falar de SBT sem tocar no nome de Carlos Alberto de Nóbrega, que nunca saiu da casa. "Sou eternamente grato ao Silvio. Não há dinheiro nenhum que me tire do SBT", revelou.

Gugu

 
Augusto Liberato ficou por mais de 20 anos na emissora! Hoje na Record, o apresentador reconhece que o SBT foi uma parte pra lá de importante de sua vida. "Sou devedor de tudo que sou hoje à ele. Devo a minha carreira ao Silvio. Eu tenho muitas saudades dele e acho que também tem de mim", revelou ele.

Thalia

 
Se as novelas mexicanas são a cara do SBT, ninguém melhor do que Thalia para ilustrar tudo isso. A atriz latina esteve presente em inúmeros folhetins televisionados pelo canal (que tem uma parceria com a Televisa) como : Maria do Bairro, Maria Mercedes, Marimar, Rosalinda e Quinze Anos.

Chaves

O seriado mexicano, sem dúvida alguma, é a 'marca' do canal, que exibe a atração desde 1984 e até hoje faz muito sucesso (os telespectadores sempre 'brigam' com Silvio quando a atração fica 'na geladeira'). Chaves, Kiko, Chiquinha e companhia são amados pelos brasileiros!

Porta da Esperança


 Com o bordão 'vamos abrir as Portas da Esperança..." o quadro foi um dos maiores sucessos dentro do Programa Silvio Santos. Exibido de 1984 a 1996, consistia em realizar os sonhos do público, independentemente do que fosse. E valia de tudo: conhecer a cantora Gretchen, ganhar uma máquina de fraldas ou até mesmo marcar uma consulta com um médico. A produção fazia tanto sucesso que era líder de audiência com muita frequência. Em 2015, houve até alguns boatos de que uma nova versão seria exibida, mas o projeto, até agora, não saiu do papel.

Programa do Bozo


O palhaço mais famoso do mundo já fazia muito sucesso lá fora quando Silvio decidiu fazer uma versão nacional. O programa se tornou um dos maiores clássicos infantis da televisão brasileira e durou pouco mais de dez anos. Estreou no dia 15 de setembro de 1980, na TVS (que depois virou SBT) e sua última transmissão ocorreu em março de 1991. Sentado em uma cadeira, ele anunciava desenhos, promovia sorteios e brincava com as crianças que telefonavam para participar dos jogos e, consequentemente, ganhar prêmios. Além do palhaço, personagens como o Papai Papudo e a Vovó Mafalda fizeram barulho com a criançada de todo Brasil!

Viva a Noite



 Sandy e Junior no Viva a Noite
O programa de auditório comandado por Gugu estreou em 1982 e prendia a atenção dos telespectadores de todas as idades, principalmente das crianças, quando o apresentador passou a fazer a Dança dos Passarinhos. No ar até o início da década de 90, quando foi substituída pelo Sabadão Sertanejo, a atração revelou o grupo Dominó e presenteou o público com quadros como o Rambo Brasileiro, além do divertido Sonho Maluco.

Programa Livre


 Serginho Groisman e Alanis Morissette
Quando completou 10 anos de vida, em 1991, a emissora apresentou uma de suas produções mais marcantes, comandada pelo ótimo Serginho Groisman. Com uma plateia composta por jovens (quase sempre estudantes), o showman realizava entrevistas e gincanas intercaladas por quadros humorísticos e atrações musicais. Shakira, Bon Jovi, Legião Urbana,entre outros, subiram ao palco e agitaram a galera!

Aqui Agora

Sérgio Ewerton e Liliane Ventura comandaram o jornalístico Aqui Agora
"Um jornal vibrante, uma arma do povo, que mostra na TV a vida como ela é". Este era o slogan do primeiro telejornal sensacionalista do Brasil. O noticiário foi ao ar pela primeira vez, em 1991, com Gil Gomes na bancada e tinha como foco as reportagens policiais, principalmente aquelas que retratavam assassinatos e crimes escandalosos. "Eu contava histórias, passava do meu coração para a telinha. Ser natural deu certo. O Aqui Agora era a seleção brasileira não só de repórteres, mas de câmeras e editores", relembrou o veterano radialista em entrevista ao portal Uol.

A Praça é Nossa
Cena de A Praça é Nossa, com Telê Santana, a Velha Surda e Carlos Alberto
Criado em 1957, por Manoel de Nóbrega e incorporado na programação do SBT em 1987, o humorístico é um ícone da emissora. Com um cenário simples (apenas um em uma praça) a atração exibe esquetes de humor popular e carrega, ao longo de todos esses anos, inúmeros personagens marcantes, como a Velha Surda, Zé Bonitinho e Vera Verão. "Meu pai começou a notar os tipos diferentes que se aproximavam para conversar com um senhor que ficava num banco de uma praça. Percebeu, então, que num cenário único poderia reunir vários personagens", contou , Carlos Alberto de Nóbrega, filho do criador da atração e atual apresentador.

Show do Milhão

O jogo de perguntas e respostas que tinha como prêmio máximo"um milhão de reais em barras de ouro", como dizia Silvio, foi um verdadeiro fenômeno e até hoje é lembrado pelos fãs. A premissa do programa era bastante simples: a cada pergunta respondida corretamente, uma quantia em dinheiro era acumulada pelo candidato. Se ele errasse, perdia a grana. O Show do Milhão foi exibido pela primeira vez em 1999 e ficou no ar até 2003.

Bom Dia e Cia


Eliana no Bom Dia e Cia
O infantil (que está no ar há 13 anos), sem dúvida é um dos programas mais duradouros da casa e já foi comandado por Eliana e seu fiel escudeiro, Melocotom; Jackeline Petkovic; Maísa, entre outros. Exibido diariamente, o Bom Dia e Cia, apresenta vários desenhos e diversas brincadeiras para a criançada. "Eu me divertia muito com o programa e sempre levava referência da minha infância pra lá", contou Jack, em entrevista recente à TV Brasil.

E o Futuro?

Se o passado do SBT fez muita história, daqui pra frente é uma incógnita, mas muitos apostam nos herdeiros de Silvio para continuar com seus trabalhos.

 Silvia Abravanel está surpreendendo
Silvia Abravanel, por exemplo (que atualmente está no comando do Bom Dia e Cia) é uma das grandes opções para substituir o Senor Abravanel em seu reinado. "A Silvia é quem mais está me surpreendendo. Não sabia que ela era tão espontânea assim",  confessou o papai famoso, todo orgulhoso.
Patrícia Abravanel tem mais experiência
A outra herdeira, Patrícia, faz o Máquina da Fama e é vista por alguns com grandes chances. Com declarações tão polêmicas quanto as do pai, a jovem conquistou um público fiel na televisão e o próprio Silvio reconhece isso. "Ela vai muito bem na televisão. Estou muito feliz", admitiu. 

Um global na sucessão...

 Tiago Abravanel é multitalentoso
"Eu não pretendo ficar no lugar dele. O meu avô tem história e é insubstituível"
Tiago Abravanel é outro nome forte para substituir Silvio. Isso porque ele é neto do empresário e é apontado por muitos como o candidato mais carismático. Mas, para que isso aconteça, é necessário tirá-lo da Rede Globo o quanto antes. Nos bastidores do SBT, já se fala em um plano para lançá-lo como apresentador da casa, aos sábados, até 2020, e a surpresa é que o próprio Tiago já sinalizou o interesse em assumir esse desafio. "Não me vejo fazendo outra coisa.Isso corre no meu sangue, não há como negar. Preciso me comunicar e acho que herdei isso do meu avô. Desde o início, eu sabia que seria assim", disse. 

Correndo por fora 


 Eliana é outra que promete ganhar cada vez mais peso no canal paulista. A loira acabou de renovar seu contrato até o ano de 2019 e, ao que tudo indica, ela pode ganhar mais uma atração na casa. Com um salário estimado em R$ 800 mil, o plano é o de colocá-la à frente de um programa noturno, em um horário nobre, fazendo dela a próxima Hebe Camargo. Vale lembrar que a moça iniciou sua carreira no SBT, quando tinha apenas 18 anos e fez sucesso com a garotada à frente do Bom Dia e Cia. 

Texto: Luana Rodrigues

Publicado na revista TV Brasil n/n 855
Na história

Nenhum comentário:

Postar um comentário