terça-feira, 27 de setembro de 2016

Porto dos Milagres


Exibida entre 5 de fevereiro e 28 de setembro de 2001, Porto dos Milagres foi baseada nos romances Mar Morto e A Descoberta da América pelos Turcos, de Jorge Amado. 

Antonio Fagundes e Cássia Kiss Magro

Na cidade de Sevilha, na Espanha, o casal de vigaristas, Félix (Antonio Fagundes) e Adma (Cássia Kiss Magro), vivem aplicando golpes milionários. Até que um desses roubos não dá certo e, foragidos da polícia, retornam a Porto dos Milagres, cidade baiana marcada pela luta entre classes sociais e pelo apego à Iemanjá, padroeira do município.

Antonio Fagundes

Quem manda no lugar é o milionário Bartolomeu (Antonio Fagundes), irmão gêmeo de Félix(Antonio Fagundes). Fria, Adma( Cássia Kiss Magro)mata o cunhado, para que sua fortuna seja herdada pelo marido.

Letícia Sabatella
O que ela não desconfiava era que Bartolomeu(Antonio Fagundes)  tivesse um herdeiro: um filho com Arlete (Letícia Sabatella).
José de Abreu
Furiosa, a vilã manda Eriberto (José de Abreu), capataz que é apaixonado por ela, matar a criança e a mãe. O criado assassina Arlete(Letícia Sabatella), mas, antes, ela salva o filho jogando-o no mar, dentro de um cesto.
Cristiana Oliveira e Maurício Mattar
Perto dali, um parto complicado tira a vida de Eulália (Cristiana Oliveira) e de seu bebê. O marido dela, Frederico (Maurício Mattar), encontra o cesto com o neném de Arlete( Letícia Sabatella)e o adota. Mais tarde, o pescador desaparece no mar.

Marcos Palmeira e Tonico Pereira
Assim, o menino, batizado como Guma (Marcos Palmeira), é criado pelo tio Francisco (Tonico Pereira). Enquanto isso, Félix(Antonio Fagundes) se torna o novo todo poderoso de Porto dos Milagres.


Vinte anos depois

Marcos Palmeira e Flávia Alessandra

Guma (Marcos Palmeira)se transforma no líder dos pescadores e principal inimigo de Félix(Antonio Fagundes) . Durante uma tempestade, o rapaz salva Lívia (Flávia Alessandra), sobrinha da ricaça Augusta (Arlete Salles), e o namorado dela, Alexandre (Leonardo Brício), filho de Adma (Cássia Kiss Magro) e Félix(Antonio Fagundes). 


Arlete Salles e Leonardo Brício e Camila Pitanga

Guma(Marcos Palmeira) e Lívia(Flávia Alessandra) se apaixonam, mas Alexandre(Leonardo Brício) Augusta(Arlete Salles) e Esmeralda (Camila Pitanga)) decidem separar o casal.
Antonio Fagundes e Luiza Tomé
Félix (Antonio Fagundes)trava também uma guerra com Rosa Palmeirão (Luiza Tomé), dona do bordel e irmã de Arlete(Letícia Sabatella). Mas, por ironia do destino, eles acabam se apaixonando. Já Adma (Cássia Kiss Magro) nem sonha com a traição e vai matando todos os que atravessam o caminho do marido. E sua arma é um veneno, escondido em seu anel. Esmeralda( Camila Pitanga)e Alexandre(Leonardo Brício) também armam para afastar Guma(Marcos Palmeira) de Lívia( Flávia Alessandra)e conseguem quando a morena revela estar grávida do pescador.



Renascimento
Felix (Antonio Fagundes) Guma (Marcos Palmeira) e Bartolomeu (Antonio Fagundes)
Félix (Antonio Fagundes)descobre que Guma(Marcos Palmeira) é filho bastardo de Bartolomeu(Antonio Fagundes) e decide acabar com o sobrinho. Mas o prefeito atira em Alexandre (Leonardo Brício)por engano.
Luiza Tomé
Rosa Palmeirão (Luiza Tomé)conta a Guma (Marcos Palmeira) tudo sobre o passado dele e, abalado, o rapaz fica sabendo ainda que Esmeralda(Camila Pitanga) mentiu sobre a paternidade da criança que espera. Recuperado do tiro, Alexandre (Leonardo Brício)leva Lívia (Flávia Alessandra)para alto-mar. Félix (Antonio Fagundes)se desespera com a saúde mental do filho e implora para Guma(Marcos Palmeira) salvá-lo. Guma(Marcos Palmeira) resgata o casal, mas morre afogado. 

Camila Pitanga

Esmeralda (Camila Pitanga)oferece sua alma à Iemanjá, em troca da vida de Guma(Marcos Palmeira) que ressuscita.Regenerada, Esmeralda(Camila Pitanga) vira mãe de santo.

Adma(Cássia Kiss Magro) e Eriberto(José de Abreu) morrem envenenados.


Félix(Antonio Fagundes) se elege governador. Mas Rosa Palmeirão(Luiza Tomé) o assassina a facadas. 
Flávia Alessandra e Marcos Palmeira

Guma (Marcos Palmeira)se casa com Lívia(Flávia Alessandra
Com o apoio de Lívia(Flávia Alessandra), Guma(Marcos Palmeira) torna-se prefeito e inicia um novo tempo em Porto dos Milagres.


Publicado na revista http://minhanovela.uol.com.br - 09/08/2016


Fotos:regnonovelas.altervista.org

memorialglobo.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário