sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Eutanásia

Eutanásia é o ato de encerrar a vida de uma pessoa com algum tipo de doença incurável. Ela pode ocorrer de maneira ativa, que é quando é negociada entre o doente e o profissional que vai realizar o ato, ou de forma passiva, que é quando a morte não é oficialmente provocada, mas se dá pela decisão de, com o passar do tempo, fazer a interrupção de todos e quaisquer cuidados médicos e medicamentosos, até o doente acabar por falecer. No Brasil, esta prática é considerada ilegal, mas é permitida em alguns Estados de países como Estados Unidos, Holanda, Bélgica, Suíça e Alemanha.

Casos reais!

Betsy Davis
No começo de julho, a americana Betsy Davis, 41 anos, fez uma festa de despedida para seus familiares e amigos antes de passar pela eutanásia. Ela, que ficou mundialmente conhecida graças ao 'desafio do balde de gelo', em 2014, sofria de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa.

Jerika Bolen 
A jovem americana Jerika Bolen,14 anos, também optou pela eutanásia. Ela sofria de Atrofia Espinhal, uma doença que afeta os nervos que controlam os movimentos. Jerika passou por 38 cirurgias até decidir que não valia mais a pena viver. Antes de morrer, a família organizou um baile para que ela pudesse realizar o sonho de dançar sobre sua cadeira de rodas. Sua eutanásia foi realizada no final de julho.

Por Denise Galvão 

Publicado na revista Guia da TV n/n 491 26/08/2016 ano 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário