terça-feira, 25 de outubro de 2016

Yoná Magalhães


Homenagem

Yoná Magalhães



Faleceu no dia 22 de outubro de 2015 , aos 80 anos, a atriz Yoná Magalhães. Ela estava internada desde o dia 18 de setembro na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e foi submetida a uma cirurgia para corrigir uma insuficiência cardíaca, mas apresentou complicações pós-operatórias que levaram ao seu falecimento.


Ela fez parte do primeiro elenco da TV Globo, a partir de 1965, e é considerada a primeira mocinha de sucesso das novelas da emissora. Em 1966, formou ao lado de Carlos Aberto (com quem foi casada) o principal casal romântico da época, em Eu Compro esta Mulher!



Trajetória

 



1964 - Deus e o Diabo na Terra do Sol




Othon Bastos e Yoná Magalhães

Como Rosa no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol



1966 - Eu Compro Esta Mulher


  Com Leila Diniz
Como Maria Teresa na novela Eu Compro essa Mulher


1966 - O Sheik de Agadir 




Com Henrique Martins

Como Janete na novela  O Sheik de Agadir

1967 - A Sombra de Rebeca




Com Carlos Alberto

Como Suzuki na novela A Sombra de Rebeca



1968 - A Gata de Vison

Com Tarcisio Meira

Como  Dolly Parker / Meggy Parker na novela A gata de Vison




1969 - A Ponte dos Suspiros



Com Jardel Filho

Como  Leonor Dandolo na novela A Ponte dos Suspiros



1970 - Simplesmente Maria




C om Carlos Alberto

Como Maria na novela Simplesmente Maria



1972 - Uma Rosa com Amor



Como Nara Paranhos de Vasconcellos na novela Uma Rosa com Amor

1973 -  O Semideus

Como Adriana na novela O Semideus

1975 - O Grito


Como Katia na novela O Grito

1976 - Saramandaia

Com Antonio Fagundes
Como Zélia Tavares na novela Saramandaia.


1978 - Sinal de Alerta




Como Talita Bastos na novela Sinal de Alerta

                                                           

1980 - Cavalo Amarelo



Como Pepita na novela Cavalo Amarelo





1981 - Os Imigrantes


Com Altair Lima
Como Mercedes na novela Os Imigrantes


1984 - Amor com Amor se Paga




Com Mayara Magri

Como Grace na novela Amor Com Amor se Paga.





1985 - Roque Santeiro



Com Claudia Raia, ao centro, e Rosaly Ísis de Oliveira, à direita, 
Como dona Matilde na novela Roque Saneiro


1987 - O Outro




Com Cláudia Abreu
Como Índia do Brasil na novela O Outro

1989 - Tieta



Como Tonha na novela Tieta

1990 - Meu Bem, Meu Mal
Como Valentina na novela Meu Bem, Meu Mal

1995 - A Próxima Vítima



Com Aracy Balabanian e Rosamaria Murtinho

Como Carmela na novela A Próxima Vítima


1995 - Engraçadinha, Seus Amores e Seus Desejos



Como a cafetina Geni na série Engraçadinha

1997 -  Espelho Magico

Com Juca de OliveiraOliveira

Como Nora Pellegrini na novela Espelho Mágico



2001- A Padroeira


Como Úrsula na novela A Padroeira

2004 - Senhora do Destino


Com Glória Menezes e Bárbara Borges 
Como Flaviana na novela Senhora do Destino



2007 - Paraiso Tropical



Como Virginia na novela Paraíso Tropical

2008 - Negócio da China


Como Suzete na novela Negócios da China



2009Cama de Gato


Como Adalgisa na novela Cama de Gato

2011 -  Tapas e Beijos



Com Fernanda Torres
Com Leda na série Tapas E Beijos


2013 - Sangue Bom



Como Glória Pais na novela Sangue Bom
 Seu último trabalho.

Amigos lamentam a sua morte


Glória Menezes


"Estou abaladíssima. Foi uma companheira não só de trabalho, mas uma amiga que nós tivemos dentro da televisão. Para mim bate fundo, somos da mesma idade, começamos na Globo juntas. Então parece um pedaço da nossa vida que está indo.A Yoná fez parte de uma época de sucesso da minha vida, da televisão brasileira e do teatro. Está deixando muita saudade. Era uma referência de uma pessoa alegre, talentosa e de um sorriso cativante que ela tinha.Essa espontaneidade da Yoná era uma coisa que fazia parte do temperamento dela mesmo. Tinha uma risada, uma gargalhada brilhante. Ela tinha muita personalidade em tudo que fazia. Ela fazia tanto a rica como a pobre. Ela transitava muito bem nesses universos todos. Ela tinha personalidade em interpretar Estou profundamente magoada e triste, de saber que Yoná se foi, não está entre nós."


Amora Mautner


"Ela faz parte da nossa formação. Sempre foi uma pessoa de uma alegria, sabedoria e paz. É um exemplo de companheirismo, de atuação. Ela aos 70 anos tinha um corpo de bailarina. A marca maior dela era a alegria contagiante e o profissionalismo."

Antônio Fagundes


"Yoná foi uma figura de imenso destaque na televisão brasileira. Eu tive a honra de fazer meu primeiro trabalho como par romântico dela, em ‘Saramandaia’. Ficou um carinho muito grande. Uma excelente atriz, plena de recursos. Momento triste."


Juca de Oliveira
“Estou muito emocionado, é uma perda tremenda, porque além de ser uma excepcional atriz, fora de qualquer padrão, ela foi uma pioneira.Era um talento excepcional. É uma perda enorme, estou muito comovido."



Tarcísio Meira


“Uma atriz talentosa e muito dadivosa. Yoná era uma pessoa muito querida, por todos nós.A notícia me foi dada agora. Eu fiquei chocado, triste. Era uma colega maravilhosa. Nesses momentos a gente não sabe o que dizer, só sabe sentir a saudade. Ela vai deixar muita saudade, principalmente para os amigos que ficaram. Estou realmente muito emocionado. Nesse momento, a gente nem sabe o que dizer.Tinha um grande afeto e uma grande amizade por ela. Fomos colegas de mais de 50, 60 anos de carreira. Deixo emocionado um abraço e que ela tenha bastante luz, que Deus dê luz a ela e que seja recebida com muita paz e luz".



Tony Ramos
"Yoná nos deixa com uma dor muito grande. Minha última novela com ela foi Paraíso Tropical(2007). Nossos contatos sempre foram os mais agradáveis. Ela tinha um sorriso aberto e uma gargalhada maravilhosa. Yoná adorava as minhas piadas. Nos conhecemos na novela Simplesmente Maria da TV Tupi, em São Paulo, em 1971. Fui filho dela na segunda fase. Nos reencontramos na TV Globo e tivemos a alegria de trabalhar juntos. Já sabia que ela estava internada, mas foi uma surpresa dolorosa para mim. Ficamos impactados com a notícia porque parece mentira, um boato. Ela era uma mulher que cuidava muito de si mesma, fez ginástica a vida inteira. Só fez o bem, grandes personagens e grandes histórias. Que ela tenha uma boa passagem."

Reginaldo Faria
"Sinto a perda de uma grande atriz, colega e amiga. É lamentável, mas faz parte do ciclo da vida. Infelizmente todos passaremos por isso".



Betty Faria
“Uma companheira de trabalho maravilhosa. Uma profissional muito boa. Só carinho e lembranças maravilhosas de Yoná. Ela era uma mulher com um comportamento ético fantástico. Só tenho coisas boa para falar. Vai deixar saudades."



Stênio Garcia
"Ela sempre se importou com a qualidade de vida e vai por causa do coração. É a vida. Foi uma atriz fantástica. Cheguei a fazer teatro e fiz muita televisão. Trabalhei muito com ela. Era sempre uma pessoa preocupada com a qualidade de vida. Praticava yoga, que eu fiz com ela também. Só tenho a lamentar e ficar muito triste. Uma atriz maravilhosa, em atividade, e um ser humano fantástico. Vou mentalizar muito para que ela esteja em um lugar digno dela porque era uma pessoa com muita luz. Sempre procurou reunir as pessoas em tudo que fazia. Era uma pessoa que agregava e isso não só em termos de vida, mas no nível profissional também. É uma falta grande que a gente vai sentir.Estou chocado. Era uma pessoa tão saudável na vida dela... Era a representante da Siddha Yoga no Brasil. Ela tinha uma enorme preocupação com a qualidade de vida e a buscava em todos os níveis: na alimentação e nas atitudes. Fizemos uma peça juntos e muitos trabalhos na TV. Só me resta lamentar e chorar. Espero que ela esteja descansando em algum lugar."


Marilene Saade

"Todos podiam morrer do coração menos a Yoná. Era uma pessoa super saudável, calma, fazia meditação, Siddha Yoga... Era vegetariana, cuidava do corpo. Ontem mesmo estava conversando com o Stênio sobre ela, sobre seu exemplo de qualidade de vida. Ela e Stênio faziam Siddha Yoga juntos. Uma pena."

Sonia Abrão

"Perdemos Yoná Magalhães! Unia beleza e talento numa grande mulher! Que pena!!!"



Glória Perez




"A telinha fica mais triste sem ela."



Aguinaldo Silva


"Que posso dizer? Estou de luto? O Brasil está de luto.



Fernanda Torres
"A Yoná está presente na minha vida desde que me entendo por gente. Sua participação inesquecível em Deus e o Diabo na Terra do Sol, as centenas de personagens que realizou na TV, o mulherão de atriz que ela era. A Yoná é dessas atrizes que ficaram impregnadas na pele de quem cresceu com ela. Foi um choque saber que ela havia partido. Quando soubemos que a Yoná havia aceitado fazer a mãe da Fátima, em Tapas e Beijos, todos nós, do elenco, a recebemos como quem recebe uma diva, uma entidade maior do que ela mesma. Outubro levou dois ícones, dois artistas com quem tive a honra de trabalhar: ela e meu amigo do peito, Miele; figura extraordinária, parceiro a quem devo muitos causos do meu livro, o Fim. Foi um mês injusto. Espero que esse ano não nos leve mais ninguém."



Claudia Raia
"Yoná era uma companheira querida. A primeira novela que fiz foi com ela. Era minha professora, minha mestra, me ensinou tudo: onde ficar na luz, a não ficar no escuro, ângulo de câmera... É uma grande perda, ela era uma das maiores estrelas que o Brasil tinha, fez a história da nossa televisão."



Arlete Salles
"Estou triste, mas vou lembrar sempre dela como uma mulher maravilhosa, linda, talentosa, corajosa e muito querida."



Fábio Assunção
"Isso é muito triste. Fiz minha primeira novela, 'Meu Bem, Meu Mal', com ela. A Yoná foi muito generosa comigo na época e ela sempre foi uma mulher muito discreta. Vai deixar saudade. Ela tem uma importância muito grande na dramaturgia. Deixo aqui minha homenagem."



Humberto Martins
"Não trabalhamos juntos, mas ela era um ícone. Não sei nem o que dizer."

Viviane Pasmanter
"Trabalhamos juntas em 'A próxima vítima', mas não éramos do mesmo núcleo. Sempre a admirei muito como pessoa e como atriz. Estou muito triste com essa notícia".

Lima Duarte
"Na época de 'Roque Santeiro', eu a chamava de capivara. Era uma fala do Sinhozinho Malta. Ela adorava e dizia: 'me chama de capivara?'. Então a nossa capivara roedora agora foi roer em outros estágios nas áreas do Senhor".

Suzana Pires
"Uma das maiores atrizes desse país descansou. Fica conosco um carinho enorme e a lembrança do seu trabalho impecável. Muito respeito e admiração por essa pessoa incrível. Vá em paz, Yoná."

José de Abreu

"Ah, que tristeza! Tive a honra de dirigi-la."

Rosamaria Murtinho
"Ela era muito dedicada. Uma atriz muito boa e profissional. Nós não tínhamos tanto contato, ela era uma mulher reservada."


Leona Cavalli
"Trabalhamos juntas em 'Negócio da China'. Ela era maravilhosa, uma colega incrível. Na novela, ela trazia toda sua experiência e era muito bacana a troca. É uma das grandes atrizes da televisão brasileira, que agradece tudo o que ela fez."


Eva Wilma
"Tenho lembranças muito lindas da época da TV ao vivo, quando tinha um programa de muito sucesso, dirigido por Cassiano Gabus Mendes, 'Alô doçura'. Ela era uma pessoa disciplinada, dedicada, até os últimos momentos, ela nunca parou de cuidar da dança, do balé clássico, tínhamos isso em comum. Queria agradecer Yoná aquela vez que você me substituiu e outras vezes que mostrou seu amor pela profissão. Estaremos um dia juntas novamente."

Solange Couto
Yoná Magalhaes ,eu aos 8 anos disse ao meu pai que seria como você quando crescesse. Aos 24 tive a honra e o sonho realizado de trabalhar com você em Os imigrantes . Vá brilhar no céu em paz minha ídola!"

Fátima e William ‏Bonner
"Que DEUS abençoe e dê força pra toda família e amigos da Yoná"
Yoná Magalhães com as Damas da tv



Laura Cardoso, Yoná Magalhães, Eva Wilma e Betty Faria (Foto: Alex Palarea)

Aracy Balabanian e Yoná Magalhães (Foto: VIVA)


Laura Cardoso, Betty Faria, Yoná Magalhães e Ruth de Souza


Rosamaria Murtinho,Nathalia Timberg,Ney Latorraca,Flávio Miliaccio,Aracy Balabanian,Yoná Magalhaes,Orlando Drummond,mauro Mendonça e Eva Tudor na vinheta de fim de ano da Globo. (Foto: Aline Massuca/Globo
www.banews.com.br



Publicado na revista TiTiTi e Minha Novela

http://gshow.globo.com


http://ego.globo.com/f

Fotos:Veja.com/Divulgação
Site Yoná Magalhaes
Rafael França/Divulgação
Memória Globo
Gshow.com 
http://gshow.globo.com

http://ego.globo.com

Veja.com/Divulgação
Site Yoná Magalhaes
Rafael França/Divulgação
Memória Globo.globo
Gshow.com - revistaquem.globo.com-Famosos na web-Alchetron-
Globo/DivulgaçãoExtra - witterOnline-revistaquem.globo.com- www.otvfoco.com-Alchetron-Wikipédiaextra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário