quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Arte Em Família

Artistas veteranos passaram muito talento aos seus herdeiros. E assim continua, de geração em geração...
Como diriam a velha música, "essa família é muito unida...". Pois é, e tem umas que são tão unidas que seus membros têm a mesma profissão, de geração para geração. E quando o talento está no DNA do clã, melhor ainda! É o que acontece com várias famílias tradicionais de atores aqui no Brasil.Um dos melhores exemplos são os Thiré, da veterana Tônia Carreiro. 

Tônia Carreiro

Tônia Carreiro
A atriz estreou no teatro na década de 40 e tornou-se uma das grandes estrelas do palco e da televisão.
Cecil Thiré
O talento da estrela foi herdado por seu único filho, Cecil Thiré, que desde moço seguiu os mesmos passos da mãe, e, além de atuar, se tornou diretor. "A Tônia Carreiro, esse nome artístico que minha mãe criou, passou a existir para mim quando eu tinha 5 anos. Antes, ela vivia dentro de casa comigo. Depois, começou a trabalhar como uma louca e eu só a reencontrava no palco, sempre acompanhando seu trabalho das coxias dos teatros", relembra Cecil.

Filhos, Netos...

 CarlosArthur Thiré, LuisaThiré e Miguel Thiré
Mas o talento da família não parou por aí.Os herdeiros de Cecil Thiré - Luisa, Miguel e Carlos - também enveredaram pela arte da interpretação, assim como os netos. Todos já estrelaram várias produções em teatro, além de muitas produções na Globo e em outras emissoras. "O que temos é um grande berço de criação. Nossas reuniões se transformam em grandes aulas.Meu pai tem uma qualidade de direção que é impressionante. Todo mundo se prestigia.Minha avó é a matriarca e uma referência e orgulho para todos", disse Miguel, em entrevista ao jornal O Globo.

Vitor Thiré 
É o mais novo talento dos Thiré.
Mais recentemente, o bisneto de Tônia, Vitor Thiré, despontou na carreira artística com grande destaque. Vindo do teatro, ele interpretou o deficiente visual Ventura, na trama Liberdade Liberdade, depois de um início de carreira em Malhação. Com essa turma da pesada, dava para montar uma companhia de teatro. 

E outras famílias de talento fazem história na telinha e nos palcos e são marcantes na cultura nacional.Relembre aí algumas delas: 

Nicette Bruno

Tradição

Paulo Goulart, Paulo Goulart Filho, Bárbara, Beth e Nicette Bruno.
 Nicette Bruno e Beth Goulart: mãe e filha sempre unidas.
Paulo Goulart Filho, além de ator, e bailarino.
Nicette Bruno foi casada com Paulo Goulart por 60 anos e juntos construíram uma linda família.Eles se conheceram nos bastidores do teatro, em 1952. Paulo e Nicette tiveram três filhos (Bárbara, Beth e Paulo Goulart Filho) e a paixão pela dramaturgia passou para a prole. Os herdeiros dos veteranos são figuras carimbadas no teatro, TV e cinema e Paulinho - atualmente em Terra Prometida - também é bailarino.
Vanessa Goulart e Clarissa Goulart
Têm ainda Vanessa e Clarissa, as netas. As duas já formam a terceira geração de atores dos Goulart. "Quando nossos filhos eram pequenos, reuníamos todos e contávamos nosso projetos e dificuldades, pra saberem por que muitas vezes não estávamos em casa. Isso nos uniu muito", explica Nicette.
Fato curioso: em 1976, os membros da família protagonizaram uma novela na Tupi, Papai Coração. No elenco estavam Paulo Goulart, Nicette, Beth, Bárbara e Paulo Goulart Filho. 

Lima Duarte

De pai para 'filha' 

 Lima Duarte herdou o talento artístico de sua mãe...
...e passou o gosto pela arte para a enteada, Débora
Lima Duarte trouxe na bagagem o que herdou da mãe, América, que era uma atriz de circo. "Ela muitas vezes me levava para assistir suas apresentações, inclusive, eu participava como ajudante em várias", já confessou Lima, que se tornou um dos maiores atores da TV brasileira. E quando o 'moço' se casou com Marisa Sanches, ganhou uma filhinha. É que naquela época Débora Duarte era bem pequena e o ator passou a ser um pai para a menina. Por fim, Débora seguiu os passos do padrasto e também tornou-se atriz, inclusive, usa até hoje seu sobrenome.
Daniela Duarte, Débora Duarte e Paloma Duarte
Ela teve duas filhas, Paloma e Daniela que, assim como a mãe e o avô, seguiram na carreira artística e são atrizes.

Chico Anysio

Só gente famosa
 Chico Anysio
Quem também teve uma família de grandes artistas foi o grande comediante Chico Anysio.
Lug de Paula,Nizo Neto,Bruno Mazzeo e André Lucas
Falecido em 2012, o humorista é pai de também atores Lug de Paula (Seu Boneco), Nizo Neto, Bruno Mazzeo e André Lucas. além do diretor Rico Romdelli.
Rico Romdelli,Marcos Palmeira e Cininha de Paula
Mas o clã de talentos não para por aí não. Chico Anysio era tio do ator Marcos Palmeira (filho de seu irmão, o escritor Selito Vianna). Outra sobrinha famosa do saudoso Chico é a atriz e diretora Cininha de Paula. Ela, aliás é mãe da atriz Maria Maya de seu casamento com o diretor de televisão Wolf Maya. Nesse clã realmente o que não faltam são artistas. E que venha a nova geração! 

Texto: Redação

Publicado na revista TV Brasil n/n 865

Fotos: Globo/Divulgação/Reprodução-zappiando.wordpress.com
O Globo-Infan-TvGazeta da CidadeDébora Duarte-tribunadoceará.uol.com.br-Wikipédia-zappiando.wordpress.com-virgula.uol.com.brmemoriaglobo.globo.com-Montenegro e Ramano-globo.globo.com-LinkedIntelevisao.uol.com.br-Caras-uol-Gshow-globo.com-Dudu Gontijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário