sábado, 10 de dezembro de 2016

América

O lado sombrio do Sonho Americano que fez Sol sofrer muito.
Trama abordava o desejo e a ilusão de pessoas que abandonavam seu próprio país em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos
Sentimento incondicional -  O amor de Sol pelo filho fez a moça ser capaz dos maiores sacrifícios.
Temas pertinentes. Além do sonho de fazer fortuna nos Estados Unidos, América abordou outros assuntos polêmicos.

Glória Perez
A prestigiada autora Glória Perez tem como característica abordar em suas novelas temas de vanguarda, à frente de seu tempo, polêmicos e de grande relevância na sociedade. Dentro deste contexto, a escritora colocou no ar, em 2005, a novela América, um dos maiores sucessos de audiência na década de 2000, chegando a atingir picos de 70 pontos de audiência!

Desejo de fazer fortuna 

Deborah Secco
Deborah Secco era Sol, moça simples e obcecada pelo sonho de viver nos EUA.
A personagem principal era Sol (Deborah Secco), jovem moradora do subúrbio carioca que, assim como tantos outros brasileiros, acalentava o sonho de ir morar nos Estados Unidos e fazer fortuna por lá. Depois de inúmeras recusas de visto como turista, ela decidiu radicalizar e determinada, recorreu aos chamados coyotes (os atravessadores), para chegar aos Estados Unidos via México. Travessia pra lá de perigosa!Sol  (Debora Seco) era uma jovem sonhadora que depois de uma infância pobre, sonhou em se mudar para os Estados Unidos e vencer na vida. Ela teve seu visto negado e, sem alternativas, marcou uma travessia ilegal pela fronteira do México. Sol, então viajou até Boiadeiros para pedir dinheiro emprestado a sua tia Neuta (Eliane Giardini), mentindo para conseguir pagar os documentos falsos. Nessa viagem ela se envolveu com o peão Tião (Murilo Benício).

A difícil travessia
Murilo Benício
Mesmo apaixonada, Sol desistiu de ficar com  Tião para embarcar em sua jornada. Ela foi guiada pela rede de criminosos formados por Alex (Thiago Lacerda) e Ramiro (Luis Melo).Sol e o grupo de imigrantes ilegais passaram fome, enfrentaram a sede, cruzaram rios e desertos. Na travessia, muitos morreram, e Sol foi obrigada a retornar ao Brasil.Mesmo de coração partido, Tião lutou para realizar seu sonho de se tornar um campeão dos rodeios. Com a chegada de um novo touro na fazenda de Neuata. o bandido, todos os peões se sentiram intimidados com o animal. menos Tião. 

Presente de grego
Thiago Lacerda
O malandro Alex 

Ingênua, Sol aceitou levar um 'presentinho' para a mãe de Alex (Thiago Lacerda) - um dos organizadores da travessia - , que morava na Terra do Tio Sam, no entanto, dentro do embrulho, na verdade, havia drogas. Ela foi pega pela polícia americana e sua situação ficou crítica, afinal, além de imigrante ilegal, Sol foi presa com traficante internacional! Já Alex, um contrabandista da pior espécie, prometeu ajudar a mocinha em solo americano, porém, queria apenas usá-la para atravessar a muamba.Sol, finalmente passou pela fronteira, sendo enganada por Alex, que a fez levar drogas.Na cadeia, Sol passou os piores momentos de sua vida mas, decidida a mudar sua própria história, conseguiu fugir da prisão. 


Novos amores e desafios

Deborah Secco e Caco Ciocler
Ed aceitou se casar com a brasileira para que ela pudesse ter o visto americano
Ela foi presa em uma penitenciária americana, e apos fugir, conheceu Ed (Caso Ciocler) um tradutor que ficou amigo da brasileira a ponto de aceitar se casar com ela para que a moça ganhasse seu visto permanente. Tudo, porém, mediante pagamento de uma quantia que lhe garantiria pagar a edição de seu sonhado livro. Terminou  seu romance com May (Camila Morgado) para ficar com a imigrante.
Sol começou a trabalhar como dançarina e descobriu que estava grávida de Ed. May usou isso para deportar a imigrante e separá-la de seu filho, Chiquinho, já que a criança era de um americano legítimo.

Cadeia para os malvados

Betty Faria
Para melhorar sua situação com a Justiça americana, Sol entregou o esquema de imigração, revelando os planos de Alex. Mesmo assim, foi deportada e, para não deixar seu filho nos EUA, mentiu dizendo que ele era de Tião.O moço posava de homem responsável, mas contava com a ajuda da perigosa Djanira (Betty Faria) para concluir seus crimes.Os vilões da trama foram castigados: Alex (Thiago Lacerda) caiu em uma cilada e foi preso, assim como sua comparsa Djanira (Betty Faria), que também foi parar atrás das grades.



Megera no caminho
Camila Morgado
A malvada May atrapalhou muito a vida de Sol. May veio para o Brasil para tentar reconquistar o ex-noivo, Ed. Quando tudo parecia entrar nos trilhos, May atravessou o seu caminho e, com medo de perder o noivo (que se apaixonou pela brasileira), May usou sua inteligência para separar Sol de Ed, com a ajuda de Alex e Djanira.


Deborah Secco
Para chegar aos Estado Unidos, Sol andou pelo deserto e se escondeu no painel de um carro, tudo para melhorar as condições financeiras da família.Diz um ditado popular que 'a gente programa a vida e os acidentes a controlam'. E foi mais ou menos o que aconteceu com Sol (Deborah Secco), em América. Para dar uma vida melhor às família, a jovem abandonou o Brasil e se lançou numa aventura quase que suicida para entrar nos Estados Unidos e fazer fortuna. Só que , ao contrário do que a bela sonhou, nada saiu como planejado. Sol foi roubada, presa, fugiu da cadeia e parecia ter encontrado a felicidade quando conheceu Ed (Caco Ciocler) e sua noiva May (Camila Morgado). Mas nada deu certo. Em troca de dinheiro, Ed concordou em se casar com a morena, o que permitiria a ela permanecer nos EUA. No entanto, o que era para ser de brincadeira, acabou virando verdade. O professor se apaixonou por Sol, May ficou uma fera e declarou guerra à rival.


Doença

 Caco Ciocler e Deborah Secco
Desesperada com a saúde do filho ,Sol entregou a criança para Ed

Foi neste clima de indecisão com o antigo amor, que Sol tomou coragem e acabou se casando com Ed no exterior, mas, graças às armações de May, os dois acabaram se separando. Desiludida, a morena voltou ao Brasil, sem saber, no entanto, que estava grávida do professor. O bebê nasceu, mas apresentou problemas cardíacos. No Brasil, Sol descobriu que Chiquinho tinha um grave problema de saúde e pediu Sol então, entregou a criança a Ed  levá-lo para ser operado nos EUA ficar curado, Ed se mudou para o Brasil com o filho e ficou ao lado de Sol.

Peão em ascensão


Murilo Benício e Deborah Secco

Sol e Tião viviam um conturbado romance
No Brasil, Sol deixou o namorado Tião (Murilo Benício), um bravo peão e homem responsável, filho de Zé Higino (Francisco Cuoco) e Mazé (Nívea Maria). Com o passar dos anos, ele se tornou um profissional respeitado no mundo dos rodeios e se preparava para o seu maior desafio, enfrentar o temido touro Bandido - um animal invencível, que nenhum peão jamais havia conseguido montar. Tião e Sol viviam sempre às turras e não conseguiam se acertar de jeito nenhum.

Alô galera de cowboy


Mesmo de coração partido, Tião lutou para realizar seu sonho de se tornar um campeão dos rodeios. Com a chegada de um novo touro na fazenda de Neuta, o Bandido, todos os peões se sentiram intimidados com o animal menos Tião.


Nos últimos capítulos, Tião enfrentou o Touro Bandido para pagar a viagem de Sol, porém no rodeio sofreu um acidente  e quase morreu. O bicho era invencível, o peão foi parar no hospital.Enquanto seu corpo estava em coma,sua alma passou pelo inferno, purgatório e paraíso e, depois que se recuperou,Tião se casou com  a veterinária Simone (Gabriela Duarte), que esperava um filho dele. Tião fez fortuna e realizou o sonho de ser campeão no rodeio de Barretos.Sol chegou aos EUA e mais uma vez foi entregue para polícia por May. 

Caco Ciocler e Deborah Secco
 Porém, quando a mocinha estava sendo deportada, Ed e Chiquinho deixaram a vida nos EUA para viverem juntos com Sol no Brasil. 
Enquanto isso, Sol já estava totalmente envolvida com Ed, e feliz, chegou com ele  e o filho para cumprimentar o ex-namorado pela vitória.

Amor de verdade



Murilo Benício e Gabriela Duarte
Disposta a reconquistar o noivo, a megera May (Camila Morgado) também veio parar em solo brasileiro e se envolveu com Tião para se vingar de Sol. No entanto, o romance dos dois acabou assim que o peão descobriu as farsas da vilã.Desiludido novamente, Tião foi viver o verdadeiro amor ao lado da doce Simone (Gabriela Duarte).

Gabriela Duarte e Marcelo Novaes
Simone era veterinária, casada com Geninho (Marcelo Novaes), o irmão problemático de Tião, um homem mau-caráter que traia a mulher, principalmente com Creusa (Juliana Paes). 


Santa de pau oco

Juliana Paes 

Juliana Paes era Creusa, uma falsa beata

A vida dupla foi abordada com Creuza (Juliana Paes), mulher sensual e ninfomaníaca que se vestia de crente, enganando a todos. Ela afirmava que era virgem e uma grande serva de Deus, só que a morena era fogosa e foi para a cama com quase todos os homens da trama, inclusive com Tião (Murilo Benício), que era o seu preferido.


Outros assuntos polêmicos



Deficientes visuais

Marcos Frota e Bruna Marquizine
Além de mostrar que nem sempre o sonho americano pode dar certo, o folhetim trouxe à tona reflexões sobre assuntos importantes , como o universo dos deficientes visuais, por meio dos personagens Jatobá (Marcos Frota) e Flor (Bruna Marquizine). Com a grande repercussão do tema na telinha, um deputado estadual da Bahia conseguiu a aprovação da lei que dá acesso irrestrito aos cães guias, além da criação de uma escola para treinar os animais.

Romance Gay


Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro

Júnior e Zeca se apaixonaram e foram um dos primeiros casais gays na teledramaturgia
A relação homo-afetiva também teve espaço na trama com Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro). Chegou-se a pensar que, finalmente, iria acontecer o primeiro beijo gay masculino na TV, no entanto, apesar de gravada, a cena não foi ao ar. A expectativa em torno do desfecho do casal foi tão grande que o último capítulo da novela chegou a marcar 66 pontos de audiência, o que deve ter se traduzido em uma grande frustração para aqueles que acompanhavam a história e aguardavam o 'polêmico' beijo. Seria a primeira vez que uma novela iria exibir um beijo entre duas pessoas do mesmo sexo, porém a cena acabou sendo cortada. Gloria disse que ficou frustrada com o veto e somente 9 anos depois o preconceito foi vencido, em Amor à Vida, com o beijo entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso).

Família complicada

Edson Celulari,Christiane Torloni e Cléo Pires
No outro extremo da novela estava Haydée (Christiane Torloni), socialite elegante e rica que sofria de cleptomania. A dondoca era casada com Glauco (Edson Celulari) que, por sua vez, mantinha um caso com Lurdinha (Cléo Pires), jovem que seduzia o empresário chamando-o de 'tio'. Ela era a melhor amiga da filha de Glauco, a rebelde Raíssa ( Mariana Ximenes).

Casal de destaque
Murilo Rosa e Eliane Giardini
Dinho e Neuta viveram uma linda história de amor.
Dinho (Murilo Rosa) e Neuta (Eliane Giardini) foram outro sucesso em América. Ele era um peão jovem e bonito, amigo de Tião, que se encantou pela viúva madura que mantinha a mesma sensualidade de sempre. No final da novela, os pombinhos assumiram o romance e ficaram felizes juntos.


Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos:203
Exibição: 14 de março a 05 de novembro de 2005
Horário:21h
Autora: Glória Perez

Curiosidades

Em razão do tão esperado primeiro beijo homossexual em uma novela, que seria protagonizado pelos personagens Junior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), e que seria levado ao ar no último episódio de América, criou-se uma grande expectativa sobre o fato. Mas, para frustração de muita gente, o beijo - que chegou a ser gravado - não foi ao ar.

Consta que os personagens Sol e Tião deveriam ficar juntos no final da trama.Porém, a falta de química entre eles teria resultado na separação de ambos, que acabaram encontrando outros pares na novela.

Para viver a garçonete, Deborah Secco fez laboratório em uma filial do McDonald's, em Nova York. Como não sabiam que se tratava de uma atriz, ela chegou a lavar o chão e a ser maltratada por seus superiores, que sujavam o piso assim que ela acabava de limpar.

Texto: Núcia Ferreira
Texto:Redação

Publicado na revista TV Brasil n/n 868/869/870
Vale a Pena Ler de Novo

Texto: Lucas Ferreira/Colaborador

Guia da TV n/n 533 Ano 11 15de junho de 2017
Replay de emoções
ano 2000

Fotos: Extra OnlineMemória Globo-Divulgação/Globo/Notícias - Terra - ISTOÉ Gente-UOL TV e Famosos-Purebreak-Notícias - Terra-Veja -Abril.com-economia.uol.com.br-exclusivo.terra.com.br-Cultura MixTerra Diversão Gshow-Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário