sábado, 10 de dezembro de 2016

A Novela América

O sonho americano
Trama abordava o desejo e a ilusão de pessoas que abandonavam seu próprio país em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos
Sentimento incondicional -  O amor de Sol pelo filho fez a moça ser capaz dos maiores sacrifícios.
Temas pertinentes. Além do sonho de fazer fortuna nos Estados Unidos, América abordou outros assuntos polêmicos.

Glória Perez
A prestigiada autora Glória Perez tem como característica abordar em suas novelas temas de vanguarda, à frente de seu tempo, polêmicos e de grande relevância na sociedade. Dentro deste contexto, a escritora colocou no ar, em 2005, a novela América, um dos maiores sucessos de audiência na década de 2000, chegando a atingir picos de 70 pontos de audiência!

Desejo de fazer fortuna 

Deborah Secco
Deborah Secco era Sol, moça simples e obcecada pelo sonho de viver nos EUA.
A personagem principal era Sol (Deborah Secco), jovem moradora do subúrbio carioca que, assim como tantos outros brasileiros, acalentava o sonho de ir morar nos Estados Unidos e fazer fortuna por lá. Depois de inúmeras recusas de visto como turista, ela decidiu radicalizar e determinada, recorreu aos chamados coyotes (os atravessadores), para chegar aos Estados Unidos via México. Travessia pra lá de perigosa!

Presente de grego
Thiago Lacerda
O malandro Alex 
Ingênua, Sol aceitou levar um 'presentinho' para a mãe de Alex (Thiago Lacerda) - um dos organizadores da travessia - , que morava na Terra do Tio Sam, no entanto, dentro do embrulho, na verdade, havia drogas. Ela foi pega pela polícia americana e sua situação ficou crítica, afinal, além de imigrante ilegal, Sol foi presa com traficante internacional! Já Alex, um contrabandista da pior espécie, prometeu ajudar a mocinha em solo americano, porém, queria apenas usá-la para atravessar a muamba. 


Cadeia para os malvados

Betty Faria

O moço posava de homem responsável, mas contava com a ajuda da perigosa Djanira (Betty Faria) para concluir seus crimes.Os vilões da trama foram castigados: Alex (Thiago Lacerda) caiu em uma cilada e foi preso, assim como sua comparsa Djanira (Betty Faria), que também foi parar atrás das grades.


Casamento de fachada

Caco Ciocler e Deborah Secco
Ed aceitou se casar com a brasileira para que ela pudesse ter o visto americano
Na cadeia, Sol passou os piores momentos de sua vida mas, decidida a mudar sua própria história, conseguiu fugir da prisão. Foi quando conheceu Ed (Caco Ciocler), noivo de May (  Camila Morgado). Ele era escritor e ficou amigo da brasileira a ponto de aceitar se casar com ela para que a moça ganhasse seu visto permanente. Tudo, porém, mediante pagamento de uma quantia que lhe garantiria pagar a edição de seu sonhado livro.

Megera no caminho
Camila Morgado
A malvada May atrapalhou muito a vida de Sol. May veio para o Brasil para tentar reconquistar o ex-noivo, Ed. Quando tudo parecia entrar nos trilhos, May atravessou o seu caminho e, com medo de perder o noivo (que se apaixonou pela brasileira), May usou sua inteligência para separar Sol de Ed, com a ajuda de Alex e Djanira.


Deborah Secco
Para chegar aos Estado Unidos, Sol andou pelo deserto e se escondeu no painel de um carro, tudo para melhorar as condições financeiras da família.Diz um ditado popular que 'a gente programa a vida e os acidentes a controlam'. E foi mais ou menos o que aconteceu com Sol (Deborah Secco), em América. Para dar uma vida melhor às família, a jovem abandonou o Brasil e se lançou numa aventura quase que suicida para entrar nos Estados Unidos e fazer fortuna. Só que , ao contrário do que a bela sonhou, nada saiu como planejado. Sol foi roubada, presa, fugiu da cadeia e parecia ter encontrado a felicidade quando conheceu Ed (Caco Ciocler) e sua noiva May (Camila Morgado). Mas nada deu certo. Em troca de dinheiro, Ed concordou em se casar com a morena, o que permitiria a ela permanecer nos EUA. No entanto, o que era para ser de brincadeira, acabou virando verdade. O professor se apaixonou por Sol, May ficou uma fera e declarou guerra à rival.


Doença

 Caco Ciocler e Deborah Secco
Desesperada com a saúde do filho ,Sol entregou a criança para Ed

Foi neste clima de indecisão com o antigo amor, que Sol tomou coragem e acabou se casando com Ed no exterior, mas, graças às armações de May, os dois acabaram se separando. Desiludida, a morena voltou ao Brasil, sem saber, no entanto, que estava grávida do professor. O bebê nasceu, mas apresentou problemas cardíacos. Sol então, entregou a criança a Ed e, após o bebê ser operado e ficar curado, Ed se mudou para o Brasil com o filho e ficou ao lado de Sol.

Peão em ascensão


Murilo Benício e Deborah Secco
Sol e Tião viviam um conturbado romance
No Brasil, Sol deixou o namorado Tião (Murilo Benício), um bravo peão e homem responsável, filho de Zé Higino (Francisco Cuoco) e Mazé (Nívea Maria). Com o passar dos anos, ele se tornou um profissional respeitado no mundo dos rodeios e se preparava para o seu maior desafio, enfrentar o temido touro Bandido - um animal invencível, que nenhum peão jamais havia conseguido montar. Tião e Sol viviam sempre às turras e não conseguiam se acertar de jeito nenhum.


Nos últimos capítulos, Tião enfrentou o Touro Bandido e quase morreu. O bicho era invencível, o peão foi parar no hospital e, depois que se recuperou, voltou suas atenções para Simone (Gabriela Duarte), que esperava um filho dele. Tião fez fortuna e realizou o sonho de ser campeão no rodeio de Barretos.
Caco Ciocler e Deborah Secco

Enquanto isso, Sol já estava totalmente envolvida com Ed, e feliz, chegou com ele  e o filho para cumprimentar o ex-namorado pela vitória.

Amor de verdade



Murilo Benício e Gabriela Duarte
Disposta a reconquistar o noivo, a megera May (Camila Morgado) também veio parar em solo brasileiro e se envolveu com Tião para se vingar de Sol. No entanto, o romance dos dois acabou assim que o peão descobriu as farsas da vilã.Desiludido novamente, Tião foi viver o verdadeiro amor ao lado da doce Simone (Gabriela Duarte).

Gabriela Duarte e Marcelo Novaes
Simone era veterinária, casada com Geninho (Marcelo Novaes), o irmão problemático de Tião, um homem mau-caráter que traia a mulher, principalmente com Creusa (Juliana Paes). 


Santa de pau oco

Juliana Paes 

Juliana Paes era Creusa, uma falsa beata

A vida dupla foi abordada com Creuza (Juliana Paes), mulher sensual e ninfomaníaca que se vestia de crente, enganando a todos. Ela afirmava que era virgem e uma grande serva de Deus, só que a morena era fogosa e foi para a cama com quase todos os homens da trama, inclusive com Tião (Murilo Benício), que era o seu preferido.


Outros assuntos polêmicos



Deficientes visuais

Marcos Frota e Bruna Marquizine
Além de mostrar que nem sempre o sonho americano pode dar certo, o folhetim trouxe à tona reflexões sobre assuntos importantes , como o universo dos deficientes visuais, por meio dos personagens Jatobá (Marcos Frota) e Flor (Bruna Marquizine). Com a grande repercussão do tema na telinha, um deputado estadual da Bahia conseguiu a aprovação da lei que dá acesso irrestrito aos cães guias, além da criação de uma escola para treinar os animais.

Romance Gay


Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro
Júnior e Zeca se apaixonaram e foram um dos primeiros casais gays na teledramaturgia
A relação homo-afetiva também teve espaço na trama com Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro). Chegou-se a pensar que, finalmente, iria acontecer o primeiro beijo gay masculino na TV, no entanto, apesar de gravada, a cena não foi ao ar. A expectativa em torno do desfecho do casal foi tão grande que o último capítulo da novela chegou a marcar 66 pontos de audiência, o que deve ter se traduzido em uma grande frustração para aqueles que acompanhavam a história e aguardavam o 'polêmico' beijo.

Família complicada

Edson Celulari,Christiane Torloni e Cléo Pires
No outro extremo da novela estava Haydée (Christiane Torloni), socialite elegante e rica que sofria de cleptomania. A dondoca era casada com Glauco (Edson Celulari) que, por sua vez, mantinha um caso com Lurdinha (Cléo Pires), jovem que seduzia o empresário chamando-o de 'tio'. Ela era a melhor amiga da filha de Glauco, a rebelde Raíssa ( Mariana Ximenes).

Casal de destaque
Murilo Rosa e Eliane Giardini
Dinho e Neuta viveram uma linda história de amor.
Dinho (Murilo Rosa) e Neuta (Eliane Giardini) foram outro sucesso em América. Ele era um peão jovem e bonito, amigo de Tião, que se encantou pela viúva madura que mantinha a mesma sensualidade de sempre. No final da novela, os pombinhos assumiram o romance e ficaram felizes juntos.


Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos:203
Exibição: 14 de março a 05 de novembro de 2005
Horário:21h
Autora: Glória Perez

Curiosidades

Em razão do tão esperado primeiro beijo homossexual em uma novela, que seria protagonizado pelos personagens Junior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), e que seria levado ao ar no último episódio de América, criou-se uma grande expectativa sobre o fato. Mas, para frustração de muita gente, o beijo - que chegou a ser gravado - não foi ao ar.

Consta que os personagens Sol e Tião deveriam ficar juntos no final da trama.Porém, a falta de química entre eles teria resultado na separação de ambos, que acabaram encontrando outros pares na novela.

Para viver a garçonete, Deborah Secco fez laboratório em uma filial do McDonald's, em Nova York. Como não sabiam que se tratava de uma atriz, ela chegou a lavar o chão e a ser maltratada por seus superiores, que sujavam o piso assim que ela acabava de limpar.

Texto: Núcia Ferreira
Texto:Redação

Publicado na revista TV Brasil n/n 868/869/870
Vale a Pena Ler de Novo
Fotos: Extra OnlineMemória Globo

Divulgação/Globo/Notícias - Terra - ISTOÉ Gente-UOL TV e Famosos-Purebreak-Notícias - Terra-Veja -Abril.com-economia.uol.com.br-exclusivo.terra.com.br-Cultura Mix

Nenhum comentário:

Postar um comentário