quarta-feira, 10 de maio de 2017

Cordel Encantado

Contos de fadas no sertão - A trama misturou cangaceiros com reis e princesas no nordeste brasileiro.



A corte de Seráfia partiu para uma aventura no Nordeste do Brasil
O sertão nordestino em tempos remotos foi o cenário da saga que conquistou o Brasil em 2011. Cordel Encantado foi uma trama inovadora, tanto na temática quanto na plástica. A história misturou as lendas heroicas do sertão com a magia da realiza européia, temas que eram presentes nos chamados contos de cordéis.
Matheus Nachergaele
Na pequena cidade de Brogodó, no nordeste brasileiro, Miguezim (Matheus Nachergaele) era considerado santo para uns, e maluco para outros. Ele sonhou que uma bola de fogo caía sobre Brogodó e fogo devastava tudo. Das cinzas nascia uma linda flor vermelha, a Açucena. Para   Miguezim seu sonho foi um aviso de que novos tempos começariam na cidade.

Do outro lado do mundo

Carmo Della Vecchia
Enquanto isso no reino de Seráfia do Norte, na Europa o rei Augusto (Carmo Della Vecchia) teve o mesmo sonho e foi alertado por seu conselheiro sobre uma longa viagem que faria a outro continente e que mudaria a vida de muitas pessoas, transformando uma cidade triste em um lugar de felicidade.
Alline Moraes
A rainha Cristina esperava a princesa Aurora, protagonista da trama.
 A protagonista da trama, princesa Aurora, nasceu em Seráfia, que vivia em guerra com a Seráfia do Sul. Após o nascimento da menina, filha de Augusto com a rainha Cristina (Alline Moraes) um acordo entre as duas cidades foi firmado. 

Os preparativos

Débora Bloch e Luana Martau
A megera e ambiciosa Úrsula embarcou para Brogodó com a filha e queria tomar o trono
O rei Augusto seguiu as indicações do conselheiro e organizou sua viagem à Brogodó. O monarca foi atrás de aventuras e também dos estudos que já estavam sendo realizados no local pelo botânico do reino Zenóbio Alfredo (Guilherme Fontes). O que mais preocupou o rei, no entanto, foi a decisão da rainha Cristina, que decidiu acompanhá-lo na viagem junto com a pequena Aurora. Augusto e Cristina tinham uma vida feliz, só não sabiam que estavam cercados de inimigos, principalmente Úrsula (Débora Bloch), a ambiciosa cunhada do rei e que queria de qualquer jeito se tornar rainha. Com a viagem à Brogodó, Úrsula viu a melhor oportunidade para acabar com Augusto, Cristina e Aurora e assim conseguir chegar ao poder.

Vilões da pesada

Felipe Camargo
Úrsula era uma mulher ambiciosa e sedutora. Cheia de artimanhas, no passado a megera teve um breve romance com o rei Augusto, mas foi trocada pela doce Cristina. Inconformada, a malvada se casou com Petrus (Felipe Camargo) irmão mais novo do rei.

Luiz Fernando Guimarães
Nicolau era mordomo de Úrsula e também amante e comparsa da vilã
Casada, Úrsula tinha como amante e comparsa Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) e um dia foi flagrada pelo marido falando que tiraria de seu caminho a rainha e a princesa, para assumir o trono de Seráfia. Para que não fosse delatada pelo marido, a vilã armou um plano maquiavélico. Prendeu Petrus na masmorra e colocou nele uma máscara de ferro. Fingida, disse a todos que o esposo havia morrido. Já em Brogodó, Úrsula e Nicolau seguiram com o plano de conquistar o cobiçado trono.

Valente cangaceiro

Claudia Ohana e Domingos Montagner
Benvinda e Herculano eram casados. Ele era conhecido como justiceiro do sertão.
Em Brogodé, o capitão Herculano (Domingos Montagner) era um temido cangaceiro, que fazia justiça no sertão.Temendo pela vida da mulher, Benvida (Claudia Ohana) e do filho de dois anos, Herculano resolveu deixar os dois sob os cuidados do coronel Jesuíno (Reginaldo Faria), maior fazendeiro daquela região. Em troca, Herculano propôs dar sempre segurança ao local. Benvida ficou revoltada e jurou que seu filho nunca entraria para a vida do cangaço, como o pai. Mas, o capitão já tinha traçado o destino para o pequeno Jesuíno e queria que ele seguisse sim os seus passos num futuro próximo.
Debora Bloch e Luiz Fernando Guimarães
Já na chegada da corte à Brogodó, Úrsula e Nicolau colocaram o plano de se livrar da rainha e da princesa em prática. Foi durante um ataque dos cangaceiros à comitiva, que o malandro aproveitou a oportunidade e, durante a confusão sequestrou Cristina e Aurora, colocando toda culpa em Herculano e no seu bando de arruaceiros.
Enrique Diaz e Ana Cecilia Costa
Durante a fuga, no entanto, Cristina conseguiu escapar e chegou à simplória casa de Euzébio (Enrique Diaz) e Virtuosa (Ana Cecilia Costa). Desesperada a rainha pediu que os lavradores ficassem com a filha e sempre a protegessem.  Nicolau capturou Cristina novamente e em um acidente com a caroça, a rainha não resistiu e morreu. Antes de falecer, no entanto, Cristina foi encontrada por Herculano e pediu ao cangaceiro que contasse ao rei Augusto o que aconteceu e onde havia deixado a filha Aurora.
 Carmo Della Vecchia e Lucy Ramos 
O Rei Augusto se encantou com a simplicidade e a beleza de Brogodó. 

Bianca Bin
Açucena/Aurora
Após uma dura disputa com os cangaceiros, o rei Augusto (Carmo Dalla Vechia) procurou pela esposa e pela filha, mas, por fim, se convenceu de que estavam mortas e, muito triste, voltou para o seu reino. O que ele não imaginava era que Aurora (Bianca Bin) foi salva e criada pelos lavradores Euzébio (Enrique Diaz) e Virtuosa (Anma Cecília Costa). A menina ganhou dos 'novos pais' o nome de Açucena (a mais bela flor do sertão) e tinha o carinho da madrinha, Angélica (Beth Berardo), mulher do coronel Januário (Reginald Faria) e mãe de Timóteo (Bruno Gagliasso). Angelica sonhava em ter uma menina, mas quando deu à luz Antônia (Luiza Valvetaro), não resistiu e morreu no parto.

História de amor

Bianca Bin e Cauã Reymond
Açucena cresceu e se tornou uma linda moça, sem nem imaginar que era princesa de um reino distante. Cercada de amigos, um deles era Jesuíno (Cauã Reymond) que, assim como ela, também não sabia de sua origem e que era filho do temido capitão Herculano (Domingos Montagner). Os jovens eram companheiros inseparáveis e a amizade se transformou em amor.
Reginaldo Faria e Bruno Gagliasso
Jesuíno sempre protegeu Açucena das maldades de Timóteo (Bruno Gagliasso), o filho problemático do coronel Januário  (Reginaldo Faria).O mocinho era o braço direito do fazendeiro, mas tudo se complicou quando o coronel morreu e Timóteo assumiu os negócios. O playboy era inconsequente , tinha ciúmes de Jesuíno e ainda amava Açucena. Malvado, começou a maltratar os empregados da fazenda e comprou ainda mais briga com o rival.

A verdade vem à tona

Domingos Montagner e Guilherme Fontes
Depois de 20 anos, Herculano resolveu cumprir a promessa que fez à rainha Cristina (Alinne Moraes), antes da bela morrer após um acidente com a carroça. O cangaceiro contou toda história para Zenóbio (Guilherme Fontes), cidadão e botânico de Seráfia, que há anos vivia em Brogodó. Zenóbio, então, resolveu voltar para o reino para dizer tudo o que aconteceu para Augusto. O rei ficou feliz e resolveu voltar à Brogodó para encontrar a filha que pensava perdida, e levou com ele toda a corte, inclusive os vilões Úrsula e Nicolau, e os príncipes Felipe (Jaime Matarazzo) e Inácio (Mauricio Destri). Felipe, aliás, era o noivo prometido de Açucena/Aurora desde criança. 

A princesa se rebela

Açucena descobriu que era princesa de Seráfia, mas não gostou da novidade
Açucena, enfim, soube que era a princesa de Seráfia ao escutar uma conversa entre Augusto e seus pais de criação. A garota ficou revoltada e disse que jamais abandonaria quem cuidou dela e, mais ainda, o seu grande amor, Jesuíno. A moça virou o centro das atenções na cidade, ms não queria aquela vida. Também não deu corda para as investidas de Felipe, seu prometido na infância que, muito rebelde, insistiu levar adiante seu noivado.Ao mesmo tempo, em Seráfia, a população exigia a união das duas famílias, com o casamento entre Felipe e Açucena, para que o reno se unificasse e voltasse a viver em paz. Esperta, Úrsula (Debora Bloch) insistiu para o príncipe se casar com sua filha, Carlota (Luana Martau), mas Augusto não aceitou.
Domingos Montagner e Cauã Reymond
Jesuíno ficou sabendo que era filho de Herculano e o cangaceiro começou a pressionar o rapaz para que ele entrasse para o seu bando. O mocinho ficou desesperado, com medo que Açucena não aceitasse sua história. Mas, apaixonada, a princesa continuou ao lado de seu amor. 

Mudanças de planos

Bianca Bin e Jaime Matarazzo
Confusa, Açucena aceitou se casar com o príncipe  Felipe, mesmo sem amá-lo.
No dia do casamento de Açucena e Jesuíno, o rei Augusto desafiou o rapaz para um duelo. Ficou combinado que se o jovem vencesse a disputa, poderia se casar com a princesa e o rei iria embora da cidade. Só que na hora, Timóteo, cheio de ódio e apaixonado por Açucena, revelou o segredo de Jesuíno, contando que ele era filho do cangaceiro mais temido do sertão e responsável pela morte de Cícero (Miguel Rômulo), irmão da princesa. Confusa, a moça voltou atrás e aceitou assumir o trono de Sesáfia . Feliz da vida, o rei comemorou a decisão da filha. Açucena e Jesuíno até voltaram a se reaproximar, mas ele se afastou da amada como medo de prejudicá-la. Sem limites em suas maldades, Timóteo se uniu a Úrsula pra sequestrar Açucena. Completamente perturbado, o rapaz começou a ter delírios e dizia que seria rei de Brogodó e se casaria com sua princesa. Ele também transformou Petrus e Augusto em escravos.

Um novo Rei
Cauã Reymond
Uma reviravolta aconteceu já no final da trama, quando foi revelado que Jesuíno, na verdade, era descendente direto do fundador do reino da Seráfia e, portanto, rei legítimo do local. Com tudo explicado, Augusto reconheceu o direito do jovem e ainda abençoou o casamento dele com a filha.

Cauã Reymond e Bruno Gagliasso
Mas o romance dos protagonistas foi novamente ameaçado pelas loucuras de Timóteo. Ensandecido, o vilão sequestrou Jesuíno. Desesperada, Açucena fez um acordo com o fazendeiro e prometeu se casar com ele, em troca da liberdade do amado. Mesmo assim, Timóteo mandou enforcar  rival, que acabou sendo salvo pelos amigos.

O final

Bianca Bin e Cauã Reymond
Depois de muitas batalhas, os mocinhos finalmente terminaram juntos
Um falso padre fez o casamento de Açucena e Timóteo. Para fugir do 'marido', a jovem tomou uma porção e adormeceu profundamente, assim, Jesuíno conseguiu resgatá-la, mas algo deu errado, pois a moça não acordou e foi dada como morta.Nesse mesmo tempo, Timóteo foi baleado. Milagrosamente, Açucena despertou e, ao mesmo tempo, o fazendeiro voltou para Brogodó para se vingar. Ele, mas uma vez, sequestrou a princesa e ateou fogo na igreja. A jovem conseguiu escapar com vida, mas o vilão morreu queimado. Depois de muitas batalhas, os mocinhos finalmente terminaram juntos No final, Jesuíno foi coroado e entregou o trono a Augusto, voltando para Brogodó, onde casou e, finalmente, foi feliz com Açucena. E viveram felizes para sempre... 


Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 143
Exibição:11 de abril de 2011 a 23 de setembro de 2011
Horário: 18h
Autores: Thelma Guedes e Duca Rachid

Texto: Flavia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 880 e 881
Vale a Pena Ler de Novo

Fotos: Gshow - Globo.com - Rede Globo-Extra Online-Gshow-Globo.com-TV Globo Zé Paulo Cardal-iGUOL TV e Famosos-Memória Globo - Cultura - Estadão -cordelencantado-cclicRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário