terça-feira, 9 de maio de 2017

Lado A Lado

E depois da escravidão... Duas mulheres de classes sociais distintas viveram os dilemas do início do século no Rio de Janeiro


Marjorie Estiano e Camila Pitanga
A sofrida Isabel deixou o Brasil após o nascimento do filho e Laura sonhava ser independente
A amizade entre Laura (Marjorie Estiano) e Isabel ( Camila Pitanga), duas mulheres de classes sociais diferentes, foi o ponto de partida para contar uma história que remontava o início do século XX, num tempo em que a abolição da escravatura dava um novo rumo à sociedade do Rio de Janeiro. A trama abordou os anseios e dificuldades enfrentados por mulheres em busca de um novo papel nessa sociedade, além de mostrar a afirmação dos negros e de sua cultura no Brasil.

A inocência de Isabel

Milton Gonçalves
Nesse contexto, tanto Laura quanto Isabel se depararam com dramas semelhantes.De origem humilde, filha de Afonso (Milton Gonçalves), um ex-escravo.
Camila Pitanga e Beatriz Segall
Isabel trabalhava desde os 14 anos como doméstica de uma dama francesa, a Madame Besançon (Beatriz Segall).Isabel falava francês, era dona de um gingado único e acompanhou o nascimento do samba no Rio de Janeiro. 
Lázaro Ramos)
Noiva de Zé Maria (Lázaro Ramos), a moça era apaixonada pelo misterioso e honrado capoeirista.

Os dilemas de Laura

Marjorie Estiano
Enquanto isso, Laura (Marjorie Estiano) vivia num meio bem diferente. Professora, amante das artes e dos livros, enxergava o casamento como um empecilho a seus sonhos de estudar e trabalhar fora de casa, coisas jamais aceitas por sua mãe, Constância (Patrícia Pillar). A ex-baronesa queria mesmo que a filha se casasse com Edgar (Thiago Fragoso), filho do poderoso senador Bonifácio Vieira (Cássio Gabus Mendes), de olho no dinheiro da família do futuro genro, já que o seu marido, Dr.Assunção (Werner Schünemann) perdeu muito dinheiro com a chegada da República. 

Encontros e desencontros


Camila Pitanga e Marjorie Estiano

Laura e Isabel se conheceram no dia de seus respectivos casamentos, na sacristia da igreja. Enquanto Isabel sofria com o atraso de seu noivo, Zé Maria, Laura parecia estar indo para o calvário. Zé Maria, que fora detido pela polícia quando seguia para a cerimônia, não apareceu, mas Edgar levou Laura para o altar e se mostrou um marido surpreendente para a professora.
Patricia Pillar e Rafael Cardoso
Constância era interesseira e preconceituosa e fazia questão de mimar o filho, Albertinho.
Acreditando que foi abandonada no altar, Isabel acabou se envolvendo com Albertinho (Rafael Cardoso), irmão de Laura.

Sofrimento total

Patricia Pillar
E o romance com o moço só trouxe desgosto para Isabel. Ao saber do envolvimento do filho, Constância (Patricia Pillar) começou a infernizar a vida dela. Para piorar a situação, Zé Maria deixou a prisão e descobriu que sua amada estava esperando um filho do mauricinho. Isabel também foi rejeitada pelo pai, que não aceitou a desonra da herdeira. Meses se passaram e Isabel deu à luz o filho de Albertinho. Constância armou um plano para que a moça acreditasse que a criança nasceu morta. Sofrendo muito, Isabel embarcou para a França, sem saber que quem estava financiando sua viagem era Constância. Elias (Cauê Campos), o menino roubado, foi criado no morro da Providência, perto do avô, sem que ninguém soubesse que era o filho de Isabel.

O retrato da inveja

Sheron Menezzes
A invejosa Berenice prejudicou a vida de Isabel
Como se Isabel já não tivesse problemas suficientes em sua vida, ela contava ainda com a inveja de uma prima, Berenice (Sheron Menezzes). A jovem sempre cobiçou tudo de Isabel e, ao longo da história, armou mil ciladas para atrapalhar a vida dela. A malvada aliou-se a Constância (Patrícia Pillar) para roubar o filho da dançarina e acabou se envolvendo com Caniço (Marcelo Mello Jr) mas, ambiciosa que era, engatou um caso com o senador Bonifácio (Cássio Gabus Mendes).

A saga continua

Isabel e Laura conseguem superar os preconceitos de uma época

Thiago Fragoso e Marjorie Estiano
Enquanto Isabel (Camila Pitanga) viajou para a França, Laura (Marjorie Estiano) começou a perceber seus verdadeiros sentimentos por Edgar (Thiago Fragoso). A felicidade do casal, porém, foi interrompida por uma carta da sedutora cantora lírica Catarina (Alexandra Negrini), com quem o advogado viveu um romance em Portugal. Ela contou que os dois tiveram uma filha, Melissa, e que a menina estava muito doente. Edgar viajou para Portugal e a professora descobriu que estava grávida. Abalada e sofrendo muito sem notícias do marido, Laura perdeu a criança e, para piorar a situação, o marido trouxe a ex-amante com a filha para o Brasil. Depois de muitas armações da cantora, Laura pediu o divórcio (um escândalo na época) e, arrasada, a jovem foi embora do Rio de Janeiro. 

De volta ao Brasil

Cauê Campos
Elias conheceu a mãe e aceitou Zé Maria como pai.
Seis anos se passaram e Isabel voltou para o Brasil já com uma carreira bem-sucedida de dançarina de renome na Europa. Ela reencontrou Zé Maria, o amor falou mais alto e os dois retomaram o romance. Zé conseguiu um bom emprego num jornal da cidade e, feliz da vida, pediu Isabel em casamento. Só que a dançarina descobriu que seu herdeiro estava vivo e que Elias ( Cauê Campos) foi criado por Zenaide (Ana Carbatti), que recebia dinheiro de Constância (Patricia Pillar) para fingir que o menino era seu filho legítimo. Sabendo que teria que se aproximar de Albertinho (Rafael Cardoso), o pai do menino, Isabel decidiu romper com Zé Maria. Para evitar o encontro de mãe e filho, Constância, que acompanhou o crescimento do neto bem de perto, tentou colocar Elias contra a mãe.

Uma jornalista!

Eliz David e Marjorie Estiano
Quem voltou para o Rio de Janeiro foi Laura. Por coincidência, ela se tornou professora na escola de Melissa (Eliz David) e se afeiçoou à menina, sem saber que a menina, na verdade, era a filha de Edgar. Quando os dois se reencontraram, perceberam que ainda se amavam, mas Laura, em nome de sua independência, não quis voltar a morar com o ex-marido. O divórcio dos dois se tornou público e a professora perdeu o emprego. Sem alternativa, ela passou a atuar como jornalista, escrevendo com o pseudônimo de Paulo Lima. Paralelamente, Edgar exercia a mesma atividade e também assinava seus artigos com outro nom., Antônio Ferreira. Um admirava os artigos do outro, sem que nem desconfiassem dos nomes falsos que haviam por trás de tudo.

Final feliz para os mocinhos

Lázaro Ramos e Camila Pitanga
Depois de muitos desencontros, Zé Maria e Isabel finalmente conseguiram ficar juntos.
No final da trama,  Zé Maria e Isabel reataram a relação. Elias, que já havia tido uma amizade com o famoso capoeirista, se apegou ainda mais a ele, considerando-o como seu pai de coração. 

Rafael Cardoso
Albertinho (Rafael Cardoso) pediu perdão a Elias por tê-lo rejeitado como filho, arrumou um emprego e reconstruiu sua vida.

Marjorie Estiano e Thiago Fragoso
Laura (Marjorie Estiano) seguiu seu trabalho de jornalista e, quando a professora descobriu que o ex-marido(Thiago Fragoso) era o autor dos textos que tanto a fascinavam, os dois revogaram o pedido de divórcio e voltaram a viver juntos.

Vilãs punidas

Parícia Pillar e Alexandra Negrini
A malvada Catarina(Alexandra Negrini terminou seus dias na prisão e Constância(Parícia Pillar) foi desmascarada, ficou pobre e sozinha.
Depois de cometer várias maldades, Catarina (Alexandra Negrini)teve o que mereceu. Edgar conseguiu a guarda da filha. A polícia descobriu que a cantora era a responsável pelo incêndio criminoso que atingiu a escola e que colocou a própria filha em perigo. Ela acabou sendo presa!As maldades de Constância também não ficaram impunes. Suas armações vieram à tona, inclusive, o caso amoroso com o jovem Umberto (Kleber Toledo). 
Werner Schunemann
Assunção (Werner Schunemann) a abandonou e Constância terminou a história na pobreza e na solidão.

Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 154
Exibição: 10 de setembro de 2012 a 03 de março de 2013
Horário: 18h
Autores: Claudia Lage e João Ximenes Braga

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 871/872
Vale a Pena Ler de Novo.

Fotos: Caras - Uol-Extra Onlinecontamais.com.br-Gshow - Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário