terça-feira, 16 de maio de 2017

Duas Caras

Uma trama de vingança e amor -Vilão muda de rosto e de identidade mas percebe que o crime não compensa.Entre a mentira e o amor Duas Caras foi sucesso ao abordar os dois lados do ser humano.

André Luiz Frambach e Everaldo Pontes
Juvenal e  seu pai biológico
A novela começou mostrando a infância difícil de Juvenal,menino pobre, que vivia com a família em Pernambuco e que foi vendido pelo pai para o forasteiro Hermógenes (Tarcísio Meira).
Tarcísio Meira no papel de Hermógenes
Com um novo 'pai', Juvenal ganhou outro nome e passou a se chamar Adalberto(Dalton Vigh), além de ter aprendido todos os tipos de golpes e trapaças.

Carolina Holanda como a prostituta Bárbara Carreira
Cansado de ser explorado, roubou Hermógenes e fugiu, mantendo contato apenas com a prostituta Bárbara, sua amiga fiel por toda a vida. 

Golpe de mestre


Dalton Vigh e Marjorie Estiano

A vida de Adalberto deu uma virada no dia em que ele presenciou um acidente de carro na estrada. O desastre terminou com a morte de Waldemar (Fúlvio Stefanini) e Gabriela (Bia Seid). O malandro vasculhou o carro capotado e encontrou dólares, documentos e uma foto de Maria Paula (Marjorie Estiano). Na hora, ele bolou o que seria o maior golpe de sua vida e seguiu com os policiais para a cidade de Passaredo para dar a notícia da morte dos pais da jovem. Adalberto inventou para a garota que, antes de morrerem, os pais pediram que ele cuidasse dela. Frágil, a moça acreditou na conversa e se apaixonou pelo trambiqueiro.A milionária e o golpista logo se casaram e, claro, em comunhão de bens. Pouco depois, o bandido abandonou a mulher, roubou todos os seus bens. e sumiu no mundo. Maria Paula estava grávida e ficou na rua da amargura, jurando vingança.

Nova identidade

Dalton Vigh
Adalberto fez plásticas e se tornou Marconi Ferraço
Disposto a mudar de vida completamente e se tornar um respeitado empresário da construção civil, Adalberto assumiu uma construtora que estava à beira da falência e passou a bancar um empreendimento milionário, já em andamento. Tudo com a grana que roubou da mulher. Mas ele ainda queria apagar seu passado e, para isso, mudou de rosto e de identidade, passou por cirurgias plásticas fora do Brasil e assumiu o nome de Marconi Ferraço.

Líder comunitário

Antonio Fagundes
Juvenal Antena era o poderoso chefão da favela Portelinha.
O empreendimento envolvia conflitos com os trabalhadores que vieram do nordeste para trabalhar , mas não estavam recebendo seus salários. Um dia, o chefe de segurança da obra, Juvenal Antena (Antonio Fagundes), resolveu se unir aos outros empregados  revoltados com a situação. O grupo invadiu um terreno do lado da obra de Ferraço e, após, 10 anos e muitas brigas, estava formada a comunidade. Por telinha, tendo Juvenal como seu comandante. A favela contava com comércio local, igreja rádio e uma boate. Era quase uma cidade, liderada com mão de ferro por Juvenal, que não permitia violência e nem drogas. Ferraço nunca engoliu a comunidade criada ao lado de seu empreendimento de luxo e vivia em pé de guerra com o líder comunitário.

A trasnformação

Marjorie Estiano e Gabriel Sequeira
Maria Paula (Marjorie Estiano) havia se mudado para São Paulo com o filho, Renato (Gabriel Sequeira), já com 10 anos. A moça batalhou para criar o garoto e nunca perdeu a esperança de reencontrar Adalberto (Dalton Vigh) e se vingar de tudo que ele lhe fez.


Alinne Moraes

A mimada Silvia não queria abrir mão do noivo, Marconi Ferraço

Um dia, vendo uma reportagem na televisão, ela o reconheceu por meio de apenas um gesto, quando ele enxugou uma lágrima no rosto de Silvia (Alinne Moraes), sua noiva. Com sede de vingança, Maria Paula foi atrás do golpista no Rio de Janeiro e, justamente no dia do lançamento do empreendimento de Ferraço, ela invadiu o evento e fez um escândalo falando sobre o golpe que levou do malandro. O vigarista então descobriu que tinha um filho e decidiu se aproximar dele. O garoto ficou feliz em conhecer o pai e os dois iniciaram uma boa relação, levando o mau caráter a se regenerar. Mudado, o empresário fez de tudo também para reconquistar a ex-mulher e ter uma família, mas Maria Paula foi bastante dura e impôs condições para se casar novamente com ele.

Quebrando preconceitos


Débora Falabella e Lázaro Ramos
Cris Viana e Duda Azevedo 
Sheron Menezes e Caco Ciocler
Duas Caras abordou o tema do preconceito racial e mostrou vários casais que conseguiram vencer o ódio das pessoas. Júlia (Débora Falabella) se apaixonou por Evilázio (Lázaro Ramos), mas a família da moça não aceitava o romance. Ela se mudou para a Portelinha para ficar ao lado do amado e teve um filho com ele. A criança amoleceu o coração dos avós preconceituosos. Outro casal inter-racial da novela era formado por Barretinho (Duda Azevedo), irmão de Júlia, e Sabrina (Cris Viana). E teve mais ! Solange (Sheron Menezes), filha de Juvenal, acabou se casando com o advogado Cláudio (Caco Ciocler).

O amor transforma - Ferraço se redime de seus golpes e Maria Paula completa sua vingança


Gabriel Sequeira,Dalton Vigh e Laura Cardoso
Ferraço (Dalton Vigh) passa, ao longo da novela, não só por uma transformação física, mas também de caráter. O amor inocente e verdadeiro de seu filho Renato (Gabriel Sequeira) modifica completamente o vilão. Durante seu processo de regeneração, o empresário embarca para uma viagem a Pernambuco, acompanhado pelo herdeiro. Ferraço quer, na verdade, buscar suas origens. Lá reencontra a mãe Alice (Laura Cardoso) e faz as pazes com seu passado sofrido.

Desajustada 

Alinne Moraes e Júlio Rocha
Quem não gosta nada da aproximação de Ferraço com o filho e com Maria Paula (Marjorie Estiano) é a perturbada Sílvia (Alinne Moraes). Percebendo que vai mesmo perder seu noivo, a 'patricinha' começa a demonstrar um desajuste emocional e até tenta matar o filho de seu amado. Como não consegue, a moça fica cada vez mais enlouquecida pelo amor possessivo que sente pelo empresário.Já no final da trama, Sílvia, transtornada, atira no ex-noivo ao tentar matar a rival Maria Paula. Ele vê toda a cena e se joga na frente da mulher para evitar sua morte. Nervosa, a dondoca foge do local e sequestra Renato, mas é perseguida pela polícia. Sem saída, ele abandona o menino e o caro e acaba sendo atropelada. Sem saber o que fazer para conter a megera, a família resolve interná-la em uma clínica para doentes mentais. Mesmo assim, a moça acaba a história bem e aparece em Paris, casada com um dos médicos da clínica e como amante de João Batista (Júlio Rocha). 


Sozinho, mas feliz


Flávia Alessandra e Antonio Fagundes
Juvenal(Antonio Fagundes) e Alzira (Flávia Alessandra) vivem uma história de amor, mas não ficam juntos.
O líder da Portelinha, Juvenal Antena (Antonio Fagundes), vive um tórrido romance com Alzira (Flávia Alessandra). Ela teve uma vida dupla, pois é casada e trabalha como dançarina de Pole Dance. Alzira se apaixona por Juvenal e larga o marido, Dorgival (Angelo Antonio). Ele não se conforma em perder a mulher e tenta matar o líder da comunidade. Dorgival acha que consegue fazê-lo,mas quando vê Juvenal 'vivinho da silva', na sua frente não resiste, tem um ataque do coração e morre. No final, Alzira segue sua carreira e deixa seu amado. O chefão da Portelinha termina 'casado com seu povo', como ele gostava de dizer. 

Triângulo amoroso

Thiago Mendonça, Leona Cavalli e Alexandre Slaviero
Uma das histórias de Duas Caras que mais conquistou o público é a diferente relação de amor entre Dália (Leona Cavalli), Heraldo (Alexandre Slaviero) e Bernardinho (Thiago Mendonça). Os três vivem juntos e dormem na mesma cama, na maior cumplicidade e harmonia. Dália fica grávida e não sabe qual dos dois companheiros é o pai de seu filho. No final, a criança é registrada com o nome dos dois pais. Bernardinho então assume sua sexualidade e casa-se com Carlão (Lugui Palhares). Mesmo assim, todos continuam unidos como uma verdadeira. família.

O amor venceu o ódio


Marjorie Estiano, Gabriel Sequeira e Dalton Vigh

Ainda ferida pelo golpe que Ferraço lhe aplica, Maria Paula se casa novamente com o ex-marido. Os dois se casa, em comunhão de bens, mas cada um dorme no seu quarto. Mostrando que quer se redimir, o empresário confessa seus crimes e é preso. Quando ele sai da prisão, ele descobre que a mulher fugiu com tudo que era dele e se desespera. Depois, Ferraço recebe um telefonema da esposa. Ela pede que ele vá encontrá-la. Devidamente vingada, Maria Paula se rende ao amor e termina feliz ao lado do amado arrependido. 

Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 210
Exibição: 1 de outubro de 2007 a 31 de maio d 2008
Horário: 20h
Autor: Aguinaldo Silva

Texto: Flavia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 873/874
Vale a Pena Ler de Novo
Guia da TV n/n 547
Replay de Emoções - Anos 2000
Texto: Fernanda Rosa/Colaboradora.

Fotos: Divulgação/Globo - Gente - iG-Extra Online Portal do Holanda- Memória Globo-BussFeed- João Miguel Júnior-Gshow - Globo.com - Marcio de Souza/Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário