terça-feira, 2 de maio de 2017

Selva de Pedra -

Francisco Cuoco e Regina Duarte
10 curiosidades da novela que completa 45 anos de sua estreia


Em abril de 1972, a Rede Globo exibia, pela primeira vez, Selva de Pedra, trama de Janete Clair protagonizada por Regina Duarte e Francisco Cuoco. A novela narrava a história de amor de Cristiano (Francisco Cuoco), jovem que era seduzido pelo poder e colocava em risco sua felicidade ao lado da esposa Simone (Regina Duarte). Depois de passar por alguns problemas, a moça forjou a própria morte e assumiu outra identidade. Mas, claro, no final, os pombinhos ficaram juntos. Ambientado na cidade do Rio de Janeiro, o folhetim inaugurou as tramas com temáticas urbanas, tendência que prevalece até os dias de hoje! !Antes dela, as novelas tinham enredos mais regionalistas,, a exemplo de Irmãos Coragem. Com cenário no Rio de Janeiro, Selva de Pedra trouxe para a televisão o cotidiano da cidade grande", afirmou Nilson Xavier, colunista de televisão Uol. Confira algumas curiosidades da saga! 

1 -  Recorde de audiência

Regina Duarte conquistou o Brasil nessa novela
O capítulo 152 da história, no qual Simone era desmascarada, registrou 100% de audiência! Não houve um entrevistado pelo Ibope, naquele tempo, que revelou que estava assistindo outro canal. "Lembro vagamente de comentarem sobre esse recorde uns dois dias depois que aconteceu.Ninguém deu muita importância na época. Esse é  tipo de coisa que vai ganhando importância com o tempo", comentou Regina Duarte à ISTOE.

2 - Mudança na trama

Dina Sfat e Francisco Cuoco
A produção não escapou da censura do governo que impediu o casamento entre Cristiano e Fernanda (Dina Sfat).Isto porque, embora o personagem acreditasse estar viúvo de Simone, censores alegaram que sua esposa continuava viva e que, se Cristiano se casasse novamente, estaria cometendo crime de bigamia. Assim, 22 capítulos foram inutilizados.

3 - Explosão

O Acidente de Simone  (Regina Duarte) em Selva de Pedra
A sequência do acidente com o fusca de Simone foi gravada na estrada Rio-Petrópolis e essa foi a primeira vez que a televisão mostrou a cena de um carro explodindo. Gravada em preto e branco, as imagens chocaram muita gente e o trecho onde os takes foram rodados virou ponto turístico, atraindo milhares de pessoas diariamente ao local.

4 - Casal queridinho

Regina Duarte e Francisco Cuoco
Os protagonistas da história fizeram tanto sucesso que os dois foram eleitos Os Reis da Televisão, pelos leitores da extinta revista Amiga, especializada em TV.O casal também levou o tradicional Troféu Imprensa, nas categorias de Melhor ator e Melhor atriz e a obra foi eleita a Melhor Novela do ano de 1972.

5 - Sequência de trabalho

Selva de Pedra foi a quarta novela consecutiva de Janete Clair , fato que levou a autora a escrever de novembro de 1969 a janeiro de 1973 sem parar. Antes dessa obra, a escritora havia sido a responsável por Véu de Noiva, Irmãos Coragem e O Homem Deve Morrer, todos os folhetins exibidos às 20h.

6 - Protagonista

Francisco Cuoco 
Essa foi a primeira vez que Francisco Cuoco viveu um personagem principal. Segundo o ator, sua atuação foi inspirada em alguns rapazes que conheceu durante sua infância no Brás, em São Paulo. Esses jovens jogavam bola nos campos de vázea, paqueravam as moças nos bares e eram inseguros quanto ao rumo que dariam às suas vidas. 

7 - Estreantes

Glória Pires
Com apenas oito anos de idade, Glória Pires estreava na Rede Globo. Na atração, a atriz viveu a pequena Fátima, criança que morava na mesma pensão em que Simone e Cristiano se hospedaram. Antes desse papel, Gloria havia trabalhado em A Pequena Orfã, na extinta TV Manchete.
Kadu Moliterno também fez sua estrea nessa novela.

8 - Influências

A história teve duas grandes inspirações: a notícia de jornal, que anunciava a morte de um rapaz que havia ridicularizado um tocador de bumbo em uma praça de Pernambuco; e o clássico Uma Tragédia Americana, do escritor americano Theodore Dreiser, que já havia sido adaptado para o cinema duas vezes (a primeira delas na década de 30).

9 - Improviso

Ida Gomes na pele da Madame Katzuki
Na sinopse original , a dona da  galeria de arte em que Simone expunha seus trabalhos seria uma japonesa chamada Madame Katzuki, mas a atriz escalada pela o papel deixou o elenco em cima da hora. Por isso, a personagem acabou sendo feita por Ida Gomes, que só sabia fazer sotaque francês. Assim, a galeirista deixou de ser japonesa e virou uma francesa.

10 -  Reprises

Fernanda Torres viveu Simone na segunda versão da história
Um compacto de Selva de Pedra foi ao ar entre agosto e novembro de 1975, para substituir, às pressas, a primeira versão de Roque Santeiro, vetada pela censura. Eis que, 11 anos depois, foi ao ar um remake da novela, com Tony Ramos e Fernanda Torres, no entanto, a obra não fez tanto sucesso quanto a trama original.

Texto: Lúcia Rodriguez

Publicado na revista TV Brasil n/n 891
Fotos: Divulgação/Reprodução/Globo - Rede Globo You Tube - Istoé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário