terça-feira, 18 de julho de 2017

Paraíso Tropical

Paixões em Copa
Vale tudo por dinheiro um dos grandes sucessos da teledramaturgia, Paraíso Tropical foi uma novela ágil e cheia de reviravoltas que agitou a telinha, em 2007.
Entre vilões e mocinhos.A sede de poder marcou a trama principal com muita inveja, paixão e intrigas.
Crimes e revelações. Vilões são castigados no final da trama e segredos vêm à tona.
Paraíso Tropical uniu drama e crítica social em Copacabana

Fábio Assunção
Em Marapuá, na Bahia, o empresário Daniel (Fábio Assunção) supervisionava a compra de um resort para Antenor Cavalcanti (Tony Ramos), quando sofreu um acidente em alto-mar e foi resgatado por Paula (Fábio Assunção), por quem se apaixonou. Ele só não sabia que a moça era filha da dona do prostíbulo localizado no terreno do resort. Ao mesmo tempo , Olavo (Wagner Moura), sobrinho de Antenor, planejava tirar Daniel da linha de sucessão da empresa. Ele armou contra o rapaz que foi preso por ter uma garota menor de idade em seu quarto de hotel. Daniel, no entanto, afirmou que Paula poderia comprovar sua inocência, pois os dois estavam juntos no momento da denúncia. Enquanto isso, a mãe de Paula sofreu um ataque cardíaco e, à beira da morte, revelou à moça que ela não era sua verdadeira mãe.

Separados


Fábio Assunção e Fábio Assunção

Decidia a descobrir sua origem, Paula resolveu ir com o namorado até o Rio de Janeiro, em busca de pistas sobre seu avô. A mando de Olavo, a prostituta Bebel (Camila Pitanga) foi até o aeroporto e ofereceu uma vaga de emprego em um hotel na Amazônia para Paula. A moça, preocupada com o atraso de Daniel, recebeu uma ligação do empresário a ofendendo forjada por Olavo e, desiludida, aceitou o trabalho no Norte do país. Em liberdade, Daniel voltou para o Rio e encontrou Taís, uma mulher idêntica a Paula, mas ambiciosa e mau-caráter. Depois de muito tempo, Paula e Daniel se reencontraram e descobriram que foram vítimas de Olavo. O empresário então, passou a ter como objetivo provar a desonestidade do executivo. Ao conhecer a irmã, Paula demorou para acreditar que ela era uma pessoa má. 

As gêmeas
Alexandra Negrini como Taís e Paula
Há dez anos, a obra de Gilberto Braga fazia barulho no horário nobre da Rede Globo. A trama de Paraíso Tropical tinha como certo a clássica história de duas gêmeas, Paula e Taís (Alexandra Negrini), uma boazinha e a outra perversa.


Tony Ramos,Fábio Assunção e Wagner Moura

O mocinho Daniel (Fábio Assunção) era o preferido do poderoso empresário Antenor (Tony Ramos) para substituí-lo nos negócios, no entanto, por ser filho do caseiro, despertava a inveja de Olavo (Wagner Moura), o sobrinho legítimo de Antenor. Ao longo da novela, o vilão fez tudo para acabar com a vida do rival!

Renée de Vielmond e Maria Fernanda Cândido
A ação de Paraíso Tropical se dividia entre o Rio de Janeiro e a fictícia Marapuã, na Bahia. Antenor Cavalcanti (Tony Ramos) era um empresário poderoso que tinha em Daniel Bastos (Fábio Assunção), filho do caseiro, seu sucessor nas empresas, já que seu único filho havia morrido. Casado com Ana Luísa (Renée de Vielmond), Antenor era amante de Fabiana (Maria Fernanda Cândido), advogada do Grupo Cavalcanti e, decidido a expandir seus negócios, o empresário resolveu investir no ramo de resorts. Para isso, enviou Daniel à Bahia, para que ele fechasse novas parcerias. O que Daniel não desconfiava é que era alvo da inveja de Olavo (Wagner Moura), sobrinho de Antenor e diretor do grupo. O vilão não se conformava da preferência do tio pelo rapaz e tentava, a todo custo, difamar a reputação de Daniel perante o empresário.

Armações 

Fábio Assunção

Em viagem de negócios à Bahia, Daniel se apaixonou por Paula, mas Olavo estragou o romance, fazendo a moça acreditar que o amorado tinha tido uma noite de orgia com uma garota de programa menor de idade. Paula terminou com o executivo, Daniel foi parar na prisão e Olavo comemorou.




Suzana Vieira 

Em “Paraíso Tropical”, a personagem de Suzana Vieira quebra todas as regras do que normalmente se espera de uma mãe.
Após se decepcionar com o namorado, Paula sofreu com a morte da mãe que, antes de falecer, revelou que não era mãe verdadeira da jovem e que ela tinha um avô no Rio (Othon Bastos)e devia procurá-lo.Paula foi para o Rio encontrar o avó e descobriu anda que tinha uma irmã gêmea. Taís, acreditando que a 'maninha' era boa pessoa. Após muitos desencontros e de confundir Paula com Taís, Daniel conseguiu encontrar a amada e fazer as pazes com ela. Os dois marcaram casamento , mas Taís tentou matar a irmã para tomar seu lugar ao lado do executivo.No dia da cerimônia, a vilã jogou a 'maninha' no mar e se casou com o rapaz. Paula foi salva por Olavo mas foi levada para um manicômio. 

 Paixão arrebatadora

 Alessandra Negrini e Fábio Assunção: par romântico em Paraíso Tropical

Apesar da próspera carreira, o maior sonho de Daniel (Fábio Assunção)era encontrar um grande amor, comprar um pequeno hotel em uma cidadezinha afastada do Rio de Janeiro e por lá viver com sua mulher e futuros filhos. Em Marapuã, o jovem empresário conheceu Paula Viana (Alexandra Negrini), filha de Amelia (Suzana Vieira), dona do prostíbulo que estava instalado nas terras que Antenor comprou para construir seu resort. Paula e Daniel logo se apaixonam, mas Olavo (Wagner Moura) com sua sede de vingança, destruiu o romance dos dois.





A revelação

Alessandra Negrini como Paula e Taís
Abalada com a ameaça de fechamento de seu negócio, Amélia ficou muito doente mas, antes de morrer, revelou à Paula que não era sua mãe verdadeira e que a jovem tinha um avô vivo. Ao mexer nos pertences da mãe, a bela encontrou uma caixa com fotos e papéis que indicavam pistas do avô. A mocinha, então, decidiu ir para o Rio de Janeiro em busca de sua origem. O que ela nem imaginava é que tinha uma irmã gêmea, Taís (Alessandra Negrini) que fez um verdadeiro inferno em sua vida.

Crime e castigo
Camila Pitanga) e Wagner Moura
Para destruir Daniel e acabar com seu romance com Paula, Olavo contou com a ajuda da prostituta Bebel (Camila Pitanga), uma mulher linda e ambiciosa. Depois de um plano arquitetado pelo vilão,que forjou uma conta no exterior e incriminou o mocinho. Daniel foi acusado de fazer orgia em seu quarto de hotel e acabou na cadeia. Seu único álibi era Paula, com quem havia passado a noite. Mas a moça caiu na intriga de Olavo, deixou de acreditar no namorado e não o ajudou.Daniel também descobriu que estava casado com a gêmea má, jurando, então, desmascarar todos os seus inimigos. Após descobrir o paradeiro de sua amada Paula e regatar a moça, a polícia passo a procurar por Taís, que logo foi assassinada.  

 Fábio Assunção 

Depois de se livrar da cadeia, Daniel (Fábio Assunção) voltou para o Rio de Janeiro sem entender o que aconteceu com Paula (Alessandra Negrini)). Quando viu Taís (Alessandra Negrini) na rua o jovem empresário se empolgou e achava que tinha reencontrado a amada. Só que com a rispidez que a moça o tratou, Daniel concluiu que ela só podia ser a irmã gêmea de Paula. Sem saber o perigo que corria, o executivo se aproximou da vilã, que vivia com o avô Isidoro (Othon Bastos), e a quem rejeitava por seu modo simplório de viver. Após a morte da mãe, Paula foi para o Rio em busca de suas raízes e encontrou Isidoro, o avô que desconhecia ter. Quando conheceu a irmã, Paula acreditou piamente que Taís era uma boa pessoa. Depois de muitos desencontros, Daniel finalmente conseguiu reencontrar Paula e tentou convencer a amada que os dois foram vítimas de ciladas tanto da parte de Olavo (Wagner Moura) quanto de Taís.




Trágico desfecho


 Alessandra Negrini e Bruno Gagliasso viveram um casal de golpistas
Ivan (Bruno Gagliasso), cúmplice de Taís e irmão de Olavo foi um dos suspeitos, mas foi o vilão quem matou a moça após descobrir que Ivan era filho de Antenor. Bebel foi presa por se envolver nos crimes de Olavo e o vilão, por sua vez, tirou a vida de Ivan que, antes de morrer, também atirou e matou Olavo. 

Quem matou Taís?

Wagner Moura
Daniel conseguiu resgatar Paula, que voltou ao Rio de Janeiro fingindo ser a irmã. Taís. Desmascarada e procurada pela polícia, a gêmea má procurou ajuda de Antenor (Tony Ramos). Foi o executivo quem pagou a vilã para separar Paula e Daniel.Na hora do aperto, Taís ameaçou contar toda armação do empresário caso ele não a ajudasse e lhe pagasse uma boa grana. Sem saída, Antenor cedeu à chantagem, mas Taís foi assassinada antes mesmo de receber o dinheiro. O assassinato da moça apontava para vários suspeitos.
Wagner Moura Vera Holtz e Bruno Gagliasso
Entre eles Antenor, Paula e Marion (Vera Holtz), a mãe de Olavo (Wagner Moura) e Ivan (Bruno Gagliasso). O suspense só foi revelado no último capítulo da novela: o assassino de Taís era Olavo. Ele matou a vilã depois que ela descobriu que Ivan, na realidade, era filho de Antenor. Olavo pretendia matar o irmão, a mãe e Antenor para herdar a herança.

Desfecho dos vilões


Gagliasso viveu o malandro e perturbado Ivan
Rejeitado e tido sempre como o filho bastardo e problemático, Ivan jamais imaginou ser filho do todo poderoso Antenor.Por conta do tratamento que teve a vida toda, Ivan sempre teve inclinação para a marginalidade. Bonito, charmoso e mau caráter, acabou despertando a paixão de Taís. Por conta da herança que tinha direito, o jovem ficou na mira de Olavo.A revelação sobre a origem de Ivan foi feita em uma forte cena, no apartamento de Marion, onde estavam presentes Daniel, Antenor, Marion, Tatiana (Lidi Lisboa) e Olavo. Fugindo da polícia, Olavo se escondeu na casa da mãe. Armado, ele ameaçou matar Daniel quando Antenor chegou, revelando ter descoberto que Ivan era seu filho. Acuado, atingido por um tiro no braço e muito perturbado, Olavo confessou a inveja que sempre sentiu do irmão, por ele ser herdeiro da fortuna do tio. Atordoado com as revelações feitas, Ivan pegou a arma de Daniel e atirou em Olavo, que também atirou. Os dois morreram na hora!

Bebel termina em Brasília

Camila Pitanga
Separada de Ana Luísa (Reneé de Vielmond), Antenor se envolveu com Lúcia (Glória Pires). Enquanto isso, Olavo e Bebel (Camila Pitanga) planejaram um golpe contra o empresário. A prostituta engravidou de Olavo, mas seduziu Antenor e mentiu que esperava um filho dele. Pressionado, Antenor se casou com Bebel. Porém, antes de morrer, Olavo revelou ao tio toda a verdade. Bebel perdeu o bebê e foi presa. Depois de cumprir pena, a malandra conquistou um poderoso político e foi morar em Brasília. Lá terminou a história depondo em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), graças a um escândalo de corrupção que seu marido se envolveu.

Revelações e final feliz


Wagner Moura, Tony Ramos e Fábio Assunção

Uma revelação movimentou a trama e causou uma tragédia. Fugindo da polícia, Olavo se escondeu na casa da mãe, onde estavam Daniel(Fábio Assunção), Antenor(Tony Ramos) e Ivan (Bruno Gagliasso), seu meio irmão. Pronto para atirar em Daniel, o executivo foi surpreendido por seu tio, Antenor (Tony Ramos), revelando ter descoberto que Ivan era seu filho. Louco de raiva e inveja do novo herdeiro do Grupo Cavalcanti, Olavo (Wagner Moura) contou o que sabia da história do irmão e Ivan, atordoado, atirou contra ele, também sendo atingido pelo criminoso. Os dois morreram na hora.

Alessandra Negrini e Fábio Assunção
No final, Daniel e Paula celebraram o nascimento dos filhos gêmeos, e Antenor, arrasado com a morte de Ivan, descobriu que seria pai novamente.
Camila Pitanga
Bebel, que foi cúmplice e engravidou de Olavo, perdeu o bebê e se casou com político corrupto e cheio da grana.

Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Exibição: 05/03/07 a 28/09/07
Capítulos: 179
Exibição: 05 de março a 28 de setembro de 2007 às 21h
Horário: 21 h
Autores: Gilberto Braga e Ricardo Linhares.


 Curiosidades


O grande destaque de Paraíso Tropical foi o casal Bebel e Olavo, vivido por Camila Pitanga e Wagner Moura. Mas os atores não foram a primeira opção para dar vida a esses personagens.A princípio os autores da trama pensaram em Mariana Ximenes e Selton Mello para fazer a dupla de vigaristas carismáticos. Outra curiosidade é que o papel das gêmeas Paula e Taís foi escrito, na verdade, para Cláudia Abreu. Mas a atriz descobriu que estava grávida antes do início das gravações e foi substituída por Alessandra Negrini.

Bebel e Olavo foram a grande sensação da novela, com cenas quentes e hilárias.

Ivan era maltratado pela mãe e pelo irmão. Acabou tendo um desvio de caráter e se uniu à Taís em seus crimes.

Daniel era o mocinho da história. Bom caráter e romântico, queria viver um grande amor com Paula.

Antenor Cavalcante era um poderoso empresário, dono de um império, cobiçado pelo ambicioso e mau caráter Olavo.

O autor Gilberto Braga considera Paraíso Tropical sua novela mais autoral e uma das melhores de sua carreira. Ele foi criado em Copacabana, justamente onde ocorria boa parte das ações da trama.

Por Núcia Ferreira e Texto de Flávia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 832/ 833/899
Vale a Pena ler de Novo
Memória

Guia da TV n/n 544
Texto:Fernanda Rocha/Colaboradora
Replay de Emoções - Anos 2000

Fotos: Divulgação/Globo - Memoriaglobo.com - gshow.globo.com  - redeglobo.globo.com.gshow.globo.com.Paraíso Tropical-Globo.com-O Fuxico-Internacional-YouTube-Conta Mais-Folha - Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário