segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A Série Armação Ilimitada



Armação Ilimitada inaugurou uma nova linguagem na televisão e marcou uma geração de jovens que buscava liberdade de expressão.

André de Biase e Kadu Moliterno
A ditadura militar ainda imperava no Brasil, mas a esperança de uma volta de democracia e a expectativa da liberdade contagiavam o povo em 1985. Foi neste cenário que surgiu o seriado Armação Ilimitada.

Liberou geral


André de Biase, Andréa Beltrão e Kadu Moliterno

A atração é considerada uma das mais influentes e inovadoras da telinha e tocou em temas que até então, não eram mostrados. Um bom exemplo era o triângulo amoroso entre os protagonistas, uma revolução para a época.

Profissão perigo


Kadu Moliterno e André de Biase

A trama grava em torno das aventuras dos jovens surfistas Juba (Kadu Moliterno) e Lula (André de Biase), sócios na empresa Armação Ilimitada, que prestava todo tipo de serviço, principalmente, na área de esportes radicais e como dublês em cenas perigosas. Amigos de infância, os rapazes viviam em um transado estúdio de TV abandonado. Só que eles se apaixonaram pela antenada jornalista Zelda Scott ( Andréa Beltrão).

Trio da pesada


André de Biase,Andréa Beltrão e Kadu Moliterno

A moça também se encantou por Juba e Lula ao mesmo tempo e, após algumas disputas, ela decidiu que ficaria com os dois. Assim, o trio passou a viver junto num relacionamento amoroso bem resolvido e cheio de grandes aventuras.

Super Bacana

Kadu Moliterno,Andréa Beltrão, Jonas Torres e André de Biase
Juba e Lula adotaram o esperto Bacana (Jonas Torres), garotinho que ficou órfão e entrou na onda da família moderninha. Assim como os papais adotivos, ele também curtia uma aventura radical.

André de Biase, Catarina Abdalla e Kadu Moliterno
Catarina Abdalla era a fogosa e moderninha Ronalda Cristina

Francisco Millani e Andréa Beltrão
Francisco Millani era o chefe carrasco de Zelda, editor do Correio do Crepúsculo, que sempre discutia com a moça.

Curiosidades

Armação Ilimitada era gravada com apenas uma câmera, assim como os videoclipes, que estavam se popularizando naqueles anos. Vários elementos da cultura pop também eram usados, como das histórias em quadrinhos. Zelda aparecia nua em algumas cenas, apenas coberta com tarjas pretas escondendo as partes íntimas, outro recurso inovador adotado.

E em breve vai dar para matar um pouco da saudade. Kadu e André estão preparando um longa, inspirado no seriado "Vem aí A Última Aventura". Juba e Lula se reencontram após 30 anos para a saga mais louca de suas vidas", explica Biase, ao UOL. Ele ainda relembrou o sucesso da série. "Éramos quase como a Xuxa, Fazíamos shows pelo Brasil e gravamos disco. A gente recebia cada proposta louca. Tinha até mãe querendo 'vender' a filha. Foi uma época maravilhosa e de muito trabalho", disse ele.

O título do seriado veio a partir da combinação das palavras 'ar', 'mar' e 'ação' que foram associadas à gíria 'armação', popularizada naquela época. 

Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Exibição: 15/05/1985 à 08/12/1988
Autor: Vários
Horário: sextas às 21h20
Episódios: 40.

Texto: Flavia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 910
Memória
Fotos:Globo/Divulgação-Patricia Kogut-Astros em Revista-brogger-TV Foco-Gente - iG-Juliana Coutinho/Divulgação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário