Qual o significado último da palavra ansiedade? Significa estrangulamento, pois na prática, a ansiedade nos rouba o oxigênio emocional, corta o nosso fôlego e, pouco a pouco, mata-nos por asfixia. A ansiedade enfraquece nossas forças vitais, embaça os nosso olhos e priva-nos de uma esperança real, pois lentamente nos tira a perspectiva do futuro. A ansiedade é um mal generalizado. Ela não faz seleção de alvos específicos; atinge a todos.As tensões da vida moderna tornaram a ansiedade uma espécie de mal inerente. As pressões do dia-a-dia funcionam como um combustível que alimenta nossa ansiedade. Além disso, o isolamento crescente das pessoas, a insegurança quanto ao futuro, a falta de uma experiência espiritual profunda com Deus - em termos de uma fé consistente e madura - as crises que afetam a família contemporânea e o crescente desmoronamento dos lares estão presentes nos mecanismos que aumentam a ansiedade.
Jesus, o Senhor da vida, advertiu-nos para o fato de que não podemos administrar o nosso futuro, pois este não nos pertence. Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis, ensinou Cristo (Lucas 12.22). Não devemos sofrer por algo que nem sabemos se acontecerá ou não.
Pela perspectiva espiritual, a ansiedade é uma expressão de incredulidade, pois é a negação da nossa confiança na providência divina. Na verdade, só ficamos ansiosos porque a duvidamos de que Deus esteja no controle de tudo que envolve nossa existência. Na prática, acreditamos que Ele não está cuidando de nós. Achamos que o Senhor pode falhar.
Confiança é uma questão de coragem. Esta, por sua vez, é que nos faz vencer o medo que alimenta nossa ansiedade. É preciso confiar em Deus, como o salmista, que disse: Entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e Ele tudo fará (Salmo 37.5). Confiar, esperar e descansar no Senhor - este é o caminho para quem quer vencer a ansiedade!
Estevam Fernandes - Pastor da 1ª Igreja Batista
Publicada no jornal Correio da Paraíba
Edição de 26 de novembro de 2017
Opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário