quinta-feira, 17 de maio de 2018

Dos Livos Direto Para As Novelas

Gabriela (Gabriela, 1975)


Sonia Braga
Não faltaram tramas para contar as histórias de Jorge Amado, o autor mais adaptado na televisão. As duas versões de Gabriela (1975/2012) , Tieta (1989) e Tocaia Grande (1995) foram algumas delas.

Carolina (A Moreninha,1975)

Nívea Maria
O romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, tomou forma em duas ocasiões na TV e duas no cinema. Na segunda versão da telinha, Nívea Maria deu vida a mocinha da Ilha de Paquetá.

Zuca (Cabocla, 1979)

Gloria Pires
Na primeira versão da novela, baseada na obra de Ribeiro Couto, Gloria Pires interpretou a brejeira Zuca, par de Luis Jerônimo (Fábio Jr.). O romance ultrapassou os bastidores e eles se casaram na vida real.

Salomé (Salomé (1991)

Patricia Pillar
A polêmica Salomé (Patricia Pillar) era uma moça à frente de seu tempo, em pleno ano 1930.A trama das 6 não atingiu o sucesso esperado, diferente do livro de Manotti Del Picchia, do qual foi adaptado.

Brida (Brida, 1998)


Carolina Kasting

Saída do livro homônimo de Paulo Coelho, Brida marcou a TV Manchete como sendo a última trama da emissora. A produção foi marcada pela greve dos funcionários do canal, que não recebiam.

Isaura (A Escrava Isaura, 2004) 

Lucélia Santos
Vinte e oito anos depois da versão televisiva do livro de Bernardo Guimarães, estrelado por Lucélia Santos, o romance ganhou uma roupagem na Record TV, protagonizada dessa vez por Bianca Rinaldi.

Por Thomaz Rocha

Publicado na revista Minha Novela n/n 970 de 6 de abril de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário